Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Terceiro Ciclo Mulheres nas Artes traz a Blumenau e região rodas de conversa com mulheres ativas no cenário cultural nesta semana

Todas as ações são online e gratuitas e ocorrem sempre às 19h30 pelo canal www.youtube.com/Lab_Criacao

Troca de experiências e diálogos acerca da produção cultural e das mulheres nas artes. Nesta semana, dias 11, 12 e 13 de novembro, o 3º Ciclo Mulheres nas Artes, da Lab Criação, traz a Blumenau e região rodas de conversa online com a participação de sete mulheres ativas no cenário cultural brasileiro: Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, Juhlia Santos, Daniele Canedo, Natália Botelho, Stéfane Souto, Lua Kixelô Cavalcante e Anahí Guedes. As ações são gratuitas e ocorrem nos três dias, às 19h30, pelo canal www.youtube.com/Lab_Criacao

As rodas de conversa serão mediadas pela gestora cultural, pesquisadora e educadora do Lab Criação, Viviane Pinto. Segundo Viviane, as conversas são públicas e abertas ao público interessado em arte e cultura. “As pessoas interessadas que ainda não se inscreveram no 3º Ciclo Mulheres nas Artes, podem fazer o cadastro pelo http://labcriacao.com e além das rodas de conversa as inscritas podem assistir as videoaulas e ter acesso aos conteúdos liberados pelo projeto”, explica. “A programação do novo ciclo de formação cultural da plataforma EAD Lab Criação aborda, respectivamente, os desafios enfrentados pelas mulheres no trabalho com arte e cultura, a criação e execução de projetos em interlocução com comunidades, e com atenção às questões de acessibilidade, diversidade e inclusão”, complementa Viviane.

No dia 11, a roda de conversa será com a pesquisadora, professora da Unesp e artista, Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, e contará com a participação da professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia, Daniele Canedo, e da produtora cultural, pesquisadora e militante LGBTQIA+, pertencente ao Quilombo Manzo, vereadora eleita por Belo Horizonte, Juhlia Santos. Entre os assuntos comentados estarão temas de como enfrentar as desigualdades de gênero, a informalidade, a instabilidade econômica.

No dia 12, o bate-papo será com a especialista em Políticas Públicas para Infância, Juventude e Diversidade, e Pedagoga, Natália Botelho, e conta com a participação da gestora e pesquisadora cultural, mestre em Cultura e Sociedade, Stéfane Souto. Elas irão falar sobre as tecnologias sociais e ancestrais necessárias para desenvolver um trabalho de gestão cultural engajado com o território.

Finalizando a série de rodas de conversa, no dia 13 de novembro, a atividade será com a artista, capoeirista, sambadeira de roda e aleijada, tecnóloga em fotografia, pedagoga e educadora griô, pertencente ao povo Kixelô Kariri de Iguatu (CE), Lua Kixelô Cavalcante, e conta com participação da Cientista Social e Antropóloga, Doutora em Antropologia Social, Anahí Guedes. Elas trazem para a mesa temas sobre as necessidades para se desenvolver processos e projetos cuidadosos com acessibilidade, diversidade e inclusão.

O 3º Ciclo Mulheres nas Artes é viabilizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Smurfit Westrock, e realizado pela Bendita Prosa, Simpoiese, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/lab_criacao_

LAB CRIAÇÃO
O Lab Criação é uma plataforma virtual de formação em gestão cultural, dedicada ao desenvolvimento de projetos nas artes e na cultura protagonizados por mulheres. Os conteúdos são oferecidos gratuitamente e de forma acessível por meio de webinários, rodas de conversa, videoaulas, oficinas e publicações.

SMURFIT WESTROCK
A Smurfit Westrock é um líder global de embalagens sustentáveis, com presença em mais de 40 países e 100 mil funcionários. Possui mais de 500 operações de conversão e 63 fábricas de papel que oferecem soluções sob medida para clientes, com qualidade e confiabilidade. No Brasil, conta com cerca de 5 mil colaboradores e está presente em seis estados brasileiros, com seis unidades de produção de papel, 10 unidades fábricas de conversão e 54 mil hectares de floresta.

SERVIÇO
Rodas de conversa do 3º Ciclo de Mulheres nas Artes
Sempre às 19h30, com mediação de Viviane Pinto, pelo canal www.youtube.com/Lab_Criacao
Dia 11 de novembro: Mulheres no Trabalho com Arte e Cultura
Com Maria Carolina Vasconcelos Oliveira
Participação de Juhlia Santos e Daniele Canedo
Dia 12 de novembro: Projetos Culturais em Interlocução com Comunidades
Com Natália Botelho
Participação de Stéfane Souto
Dia 13 de novembro: Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
Com Lua Kixelô Cavalcante
Participação de Anahí Guedes.

Todas as ações são gratuitas e direcionadas às mulheres inscritas no 3º Ciclo Mulheres nas Artes. As interessadas, que ainda não se inscreveram, podem fazer o cadastro pelo http://labcriacao.com onde além das rodas de conversa, as inscritas podem assistir às videoaulas e ter acesso gratuito aos conteúdos liberados pelo projeto.

Realização: Bendita Prosa, Simpoiese, Girassol Incentiva
Ministério da Cultura e Governo Federal
Patrocínio: Smurfit Westrock
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.

Posts Relacionados

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer

Encontro em Brasília promovido pelas entidades hospitalares AHESC e FHESC discute desafios para a saúde em SC

Cota de aprendizes não pode ser flexibilizada por norma coletiva, decide TRT-SC

Cartórios facilitam a recuperação de receita pública em SC em convênios com o TJSC

Prefeitura de Brusque será reconhecida pela criação de plataforma de consulta sobre terrenos e construções no município