The Headcutters e Trio Corrente são atrações do Festival de Música na segunda-feira (02)

A banda itajaiense “The Headcutters” será atração do 26º Festival de Música de Itajaí na segunda-feira (02), às 18h30, no Palco Jair Rodrigues (Praça Arno Bauer). Em seguida, às 20h30, o premiado Trio Corrente realiza um show no Teatro Municipal de Itajaí. A programação do festival é 100% gratuita e os ingressos para a apresentação no teatro estarão disponíveis para retirada no local, a partir das 14h. A noite de segunda-feira (02) encerra com a roda de choro com Ney Souza e convidados, no Centro Cultural – Mercado Público, a partir das 22h30.

The Headcutters começou no final dos anos 90 e hoje a banda é considerada um dos principais expoentes do Blues brasileiro, reconhecida mundialmente por difundir, principalmente, o Chicago Blues.  Joe Marhofer (harmônica e vocal), Ricardo Maca (guitarra e vocal), Arthur “Catuto” Garcia (contrabaixo e vocal) e Leandro “Cavera” Barbeta (bateria) estão juntos desde moleques. Nessas mais de duas décadas, colecionam conquistas memoráveis e tiveram o privilégio de dividir o palco com vários dos verdadeiros Bluesmen.

A banda tem seis CDs lançados e dois DVDs. Eles já tocaram nos principais festivais de Blues do Brasil e realizaram várias turnês internacionais. O último álbum foi, justamente, uma parceria com Bob “That’s My Name – Bob Stroger & The Headcutters” (fevereiro de 2022), lançado pelo lendário selo Delmark Records de Chicago, que existe desde 1953 e é responsável por vários dos discos de Blues mais cultuados da história. The Headcutters é a única banda fora dos EUA a fazer parte do casting de artistas da Delmark Records.

Já o Trio Corrente, composto pelo baterista Edu Ribeiro, o pianista Fabio Torres e o contrabaixista Paulo Paulelli, é vencedor do Grammy Award e do Latin Grammy em 2014, ambos na categoria Melhor Álbum Latin Jazz. Formado em 2001, o grupo vem criando um som original, com interpretações únicas de clássicos do choro, da MPB e do seu crescente repertório autoral. Nas performances do Trio, aliam-se em um agradável equilíbrio solos virtuosos e momentos de rara sutileza.

Eles realizaram dezenas de turnês no Brasil, pela Europa, Japão, Estados Unidos e América Latina. Possuem oito álbuns gravados, receberam inúmeros convites e tiveram colaborações com orquestras, artistas e grupos de renome internacional. Além disso, o Trio encontra-se em fase de pré-produção de seu novo álbum e se prepara para um novo concerto com a orquestra Jazz Sinfônica, de São Paulo, em novembro de 2024.

Exibição de documentário sobre o baterista Bituca
Às 18h, no Palco Jair Rodrigues (Praça Arno Bauer), será exibido o documentário “Bituca – Edgard Nunes Rocca – Do Popular ao Erudito, um Mestre das Baquetas”, que conta a história do baterista Edgard Nunes Rocca (Bituca). O documentário foi idealizado e dirigido por seu sobrinho Flávio Rocca para que a história do artista seja eternizada para sua família, gerações futuras e amantes da boa música.

Confira a programação dos Palcos do Festival de Música de segunda-feira (02):

18h – exibição do documentário “Bituca – Edgard Nunes Rocca – Do Popular ao Erudito, um Mestre das Baquetas”, de Flávio Rocca – PALCO JAIR RODRIGUES

18h30 – The Headcutters – PALCO JAIR RODRIGUES

20h30 – Trio Corrente – TEATRO MUNICIPAL – ingressos gratuitos distribuídos a partir das 14h na bilheteria do teatro

22h30 – Roda de Choro com Ney Souza e convidados – MERCADO PÚBLICO

Sobre o Festival de Música

O 26º Festival de Música de Itajaí ocorre de 31 de agosto a 07 de setembro, com 24 oficinas, 15 shows, além das apresentações da “Hora da Sineta”, rodas de choro e jam sessions. Trata-se de um projeto cultural realizado pela Olho da Lua Produções, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. A iniciativa tem o apoio da Univali, Câmara Setorial de Música, Groville Drum Shop e Óticas Diniz, com o incentivo (renúncia fiscal) da Usimetal Metalúrgica, Batata Strike, Havan, Farmais e Condor.

Foto: Ricardo Jair