A conservadora Theresa May, de 59 anos, assumiu nesta quarta-feira (13) o posto de premiê do Reino Unido após a rainha Elizabeth II aceitar o pedido de renúncia de David Cameron. Vencedora da disputa pela liderança do partido Conservador, May se tornará a segunda mulher a assumir o cargo de premiê após Margaret Thatcher.
Vista em Westminster como uma negociadora firme, ela irá negociar o afastamento do Reino Unido da União Europeia. Ela deve ficar no cargo até 2020.
“Eu planejo liderar no mesmo espirito de David Cameron”, afirmou May, logo após o encontro com a rainha, segundo a Reuters.
Em declaração diante da sua residência Downing Street antes de seguir ao encontro da rainha, Cameron desejou a May sorte nas negociações sobre a saída do país da União Europeia.
Contrário à Brexit, Cameron afirmou que a sucessora fornecerá a liderança “forte” e “estável” que o país necessita. “Foi a honra da minha vida servir a nosso país como primeiro-ministro”, declarou ao lado da mulher, Samantha, e dos três filhos (Nancy, Florence e Arthur). (AG)