Revezamento Paralímpico passará pela maior cidade catarinense, a penúltima antes da abertura dos Jogos Paralímpicos.
A maior cidade de Santa Catarina recebe o Revezamento da Tocha Paralímpica nesta segunda-feira (5). Joinville é a quinta cidade a participar do tour da tocha e a última a receber o maior símbolo dos Jogos Paralípicos, antes do Rio de Janeiro, cidade-sede do evento.
Entre os condutores estão Ana Maria Teixeira e Marcos Henrique Evaristo. Ela é fundadora do Centro Esportivos Para Pessoas Especiais (Cepe), espaço criado em 2002 com o intuito de suprir a falta de oportunidades dentro do esporte para pessoas com deficiência. Ele é atleta do Cepe e já coleciona dezenas de medalhas conquistadas em competições variadas de atletismo na classe T35 (paralisia cerebral), entre elas 100 e 200 metros rasos. Descoberto nos Jogos Escolares Municipais Paradesportivos (Jemps), em 2013, Marcos viu o esporte mudar sua vida, tornando-se atleta de destaque.
Outro destaque é Thiago Antonio Fagundes de Oliveira, presidente da Associação de Apoio aos Surdos de Joinville (AASJLLE). Formado em Recursos Humanos, foi coordenador de dança de um grupo de surdos e hoje comanda a AASJLLE, uma instituição de caráter filantrópico, educativo, sociocultural, desportivo e recreativo sem fins lucrativos. Também estarão no revezamento Ivan Razeira, que é técnico de dois paratriatletas, e Deolinda Lage Fernandes, portuguesa radicada no Brasil que já foi convocada para a seleção paralímpica brasileira de bocha.
O município estará representado nos Jogos Paralímpicos pelos paratletas Sheila Finder, Justino Barbosa dos Santos e Laercio Alves Martins (atletismo); Talisson Henrique Glock (natação).