O ano de 2016 foi especial para o Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral. Os representantes de Itapema levaram o nome da cidade em diversos festivais, os dois mais recentes e que renderam títulos ao grupo foi o X Festival Santa Catarina Dança e no festival de Vergara, no Uruguai. Na tarde desta quarta-feira (09/11) parte do grupo esteve no Paço Municipal para apresentar os troféus conquistados.
Durante o X Festival Santa Catarina Dança e também a Mostra que aconteceu em Outubro, Tropeiros conquistou 1º lugar danças populares conjunto Adulto, 1º lugar danças populares conjunto juvenil, 2º lugar danças populares conjunto Master, 2º lugar danças populares Duo pre-juvenil, coreógrafa Ketlyn do Nascimento, 3º lugar Estilo Livre Juvenil, coreografia Sedução Naval de Lisiane Gil da Cruz e 3º lugar Danças Populares Duo Adulto. Os representantes também garantiram o melhor figurino e paramentação para o Grupo adulto, com a coreografia Bailado Mexicano do coreógrafo Rudimar do Nascimento, melhor trabalho coreográfico no Estilo danças Populares para o grupo Mirim, com A coreografia Quando sopra o Minuano do coreógrafo Rudimar do Nascimento, Bailarino destaque na noite de sexta, com Kelvyn Gabriel Cruz do Nascimento e Menção honrosa à bailarina Ketlyn GabrielleCruz do Nascimento, por toda sua superação.
Já no festival que aconteceu no Uruguai, o grupo adulto participou da competição, porém pela dança estar em um Nível superior à expectativa do Festival, não foi julgado, e recebeu o troféu de Melhor Trabalho Coreográfico sendo reconhecido por todos os outros grupos como o melhor grupo do Festival. Além desse troféu, o Tropeiros do Litoral ainda venceram em: Grupo mais numeroso, Grupo de mais longe, 3º lugar casal juvenil – Ketlyn e Iago, 1º lugar casal infantil – Maria Luiza e Kelvyn, 1º lugar conjunto infantil – grupo mirim, Destaque atitude – Maria Luiza, Destaque masculino infantil – Kelvyn, Destaque feminino infantil – Ketlyn.
“Só temos que agradecer ao Governo Municipal por todo apoio durante estes anos para com o Grupo Tropeiros do Litoral. Muitas crianças e adultos tinham esse sonho de ir para outro país e esse sonho foi realizado”, afirmou o coreógrafo Rudimar do Nascimento.