Turistas precisam ficar atentos ao utilizarem pequenas embarcações nas praias de SC
Os esportes náuticos são os mais praticados no verão no litoral catarinense e os turistas devem ficar atentos ao utilizarem as pequenas embarcações, como caiaques e stand up padles. É preciso seguir as regras de segurança para evitar acidentes.
Em Florianópolis as pequenas embarcações são regulamentadas por uma lei da década de 1990 e não precisam de autorização da Capitania dos Portos para serem utilizadas, com exceção dos coletes salva-vidas que passam por inspeção.
O edital da prefeitura de Florianópolis para exploração de atividades náuticas nas praias é de 2015, vale até 2019 e exige das empresas todas as licenças necessárias para o serviço, mas cabe ao município fazer a fiscalização na faixa de areia.
A comerciante Aldenia dos Santos trabalha na beira da praia há 21 anos. “Antes da temporada a gente tem toda uma vistoria, então a marinha vistoria pra ver se está tudo certo”, afirma.
Ela garante que as recomendações de segurança fazem parte do primeiro contato com o cliente. Usar o colete salava-vidas, não passar dos 200 metros permitidos, que é a área de embarcação mútua, e ficar longe de banhistas para não machucar ninguém, são alguns dos cuidados fundamentais garante a comerciante.
Os aluguéis de pequenas embarcações como banana boat, caiaque ou stand up padle variam em torno de R$ 35,00 e R$ 25,00 por pessoa. Mas essas pequenas embarcações também são de uso particular e é justamente para quem tem ou empresta, que servem as dicas do Corpo de Bombeiros.
- Usar colete salva-vidas
- Não se afastar muito da costa
- Avisar alguém sobre a atividade que vai fazer e o percurso
- Não se aproximar dos costões e pedras para evitar acidentes
“Por exemplo, se eu sei nadar, eu tenho a consciência e vou até onde meu limite permite. Outro ponto, todos esses tipos de atividade de lazer que envolvem água a gente deve manter toda precaução”, complementa o tenente André Canever.