A Unidade Básica de Saúde do Gravatá está realizando uma campanha de combate à dengue, zika vírus e chikungunya na comunidade. Na última semana, foi realizado um arrastão nas principais ruas do bairro, em que a equipe da UBS distribuiu panfletos e conversou com as pessoas, enfatizando a importância do combate ao mosquito transmissor das doenças.
Os enfermeiros da Unidade, através de uma parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), também visitaram o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Rosana de Fátima Gaya Barreto e Centro Municipal de Educação Infantil Professora Regina Marly da Silva. Na ocasião, foi explicado para as crianças, de uma forma lúdica, por meio de um personagem fantasiado de mosquito da dengue, que para evitar a proliferação do aedes aegypti, não pode deixar água parada.
Conforme a enfermeira Angela Horvath, o objetivo é conscientizar a garotada para que levem a mensagem para casa. “As crianças podem ajudar bastante, mostrando aos pais onde pode ter o acúmulo de água, como em vasinhos de plantas, piscinas de plástico, recipientes em geral, potinho de água e comida dos animais, enfim, eles captaram a mensagem com facilidade e temos certeza de que levarão adiante”, finaliza.
* Mais informações com a enfermeira Angela, na UBS de Gravatá, (47) 3342 7344.