A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoveu, nesta quarta-feira (14), uma sessão solene em homenagem aos 15 anos de atuação no ensino superior em Balneário Camboriú da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e do Curso de Administração Pública.
Na solenidade, proposta pelo vereador Joceli Nazari (Cidadania) com anuência de todos os parlamentares, foi entregue uma placa alusiva à celebração para a instituição de ensino e moção de congratulação para dirigentes e apoiadores, pela importante participação na instalação do Campus da UDESC no município.
As homenagens feitas pelo vereador Joceli Nazari destinaram-se ao reitor da UDESC, Marcus Tomazi; ao diretor geral do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI) da UDESC, José Carlos de Souza; ao Dr. Hélvion Antônio Ribeiro, que iniciou e liderou o Movimento Voluntário Universidade Pública Gratuita (MOVUP); para Rodrigo Alexandro Abella, primeiro presidente do Centro Acadêmico do Curso de Administração Pública (CAAP) em Balneário Camboriú; à professora Maria Ester Menegasso, primeira coordenadora do Curso de Administração Pública em Balneário Camboriú e primeira diretora geral do CESFI/UDESC e à jornalista Marlise Schneider Cezar, membro do MOVUP, e uma das principais incentivadoras do abaixo-assinado que coletou cerca de 15 mil assinaturas solicitando ao governo do Estado de Santa Catarina a instalação da UDESC em Balneário Camboriú.
Fizeram parte da mesa de honra o presidente da Câmara de Vereadores Omar Tomalih (PSB), a secretária municipal de Educação Rosangela Percegona Borba, o reitor da UDESC, Marcus Tomazi, e o diretor geral CESFI/UDESC, José Carlos de Souza.
Estiveram presentes também à sessão os vereadores Aldemar Pereira/Bola (PSDB), André Meirinho (PP), Arlindo Cruz (MDB), Gelson Rodrigues (PSB), Leonardo Piruka (PP), Lucas Machado (PSB), Marcelo Achutti (PP), Moacir Schmidt (PSDB), Nilson Probst (MDB), Orlando Angioletti (DEM) e Pedro Francez (PR), além de professores, acadêmicos, funcionários e apoiadores da instituição homenageada.
UDESC em Balneário Camboriú
A história da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, em Balneário Camboriú, iniciou em 1999, com a articulação social de membros da sociedade civil através do Movimento Voluntário pela Universidade Pública e Gratuita (Movup), que visava trazer ao município a oferta de cursos de ensino superior públicos e gratuitos para sua comunidade.
Em agosto de 2004, foi instalado o Curso de Administração Pública ofertado pela Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina, com o convênio celebrado entre a Reitoria da UDESC e a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.
A criação do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí/Cesfi, a UDESC Balneário Camboriú, em maio de 2010, consagrou a luta da sociedade de Balneário Camboriú e região. No ano seguinte, foi criado o Curso de Bacharelado em Engenharia de Petróleo e em 2014 iniciou o Curso de Administração Pública.
INFORMAÇÕES A RELEMBRAR:
” Em 2016 foram iniciadas as obras para construção do edifício, até então com a doação do terreno por parte do município no ano de 2010.
Confira trecho da notícia:
A área ofertada pelo município no Nova Esperança é formada por 20 lotes de 300 m2 e receberá o campus da universidade. Na oportunidade da última visita do reitor em Balneário Camboriú, o prefeito também solicitou a criação de novos cursos gratuitos na cidade. “É uma conquista importante para o desenvolvimento de nossa cidade, agora a UDESC poderá fazer um campus próprio e com esta possibilidade de termos novos cursos gratuitos na cidade”, disse o prefeito.
No documento enviado ao prefeito, o reitor agradece ao prefeito o empenho no atendimento ao pleito. “Parabenizamos Vossa Excelência por investir na UDESC, contribuindo com a expansão do ensino superior público e de qualidade”, disse Sebastião Lopes no ofício.
Imediatamente, após receber o documento da universidade, nesta quarta-feira, 16, o prefeito Edson Piriquito encaminhou ao secretário de Articulação Governamental, Julcemar Coelho, o pedido e o esforço, para que se providencie junto ao patrimônio, procuradoria, planejamento e demais departamentos envolvidos, em regime de urgência, a elaboração do projeto de doação da área. O projeto deverá seguir para a Câmara de Vereadores para a aprovação da doação. “Fico muito satisfeito e agora vamos agilizar o projeto para doação do terreno, para a universidade edificar seu campus em Balneário Camboriú”, finaliza Edson Renato Dias, Piriquito.
https://www.santacatarina24horas.com/udesc-recebe-terreno-da-prefeitura-de-balneario-camboriu/
O edifício próprio do Cesfi, que foi inaugurado em dezembro de 2017, conta com laboratórios, salas de aula, biblioteca, salas administrativas e sala de professores.
Vale salientar que na notícia oficial da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, não fez menção aos ex-prefeitos Leonel Pavan responsável pela assinatura do decreto oficial 3.276/2.010, e Edson Renato Dias, quais não foram citados na matéria, sendo de grande importância o primeiro, conforme link https://www.udesc.br/cesfi/sobreocentro , e o segundo Edson Piriquito, ex prefeito com a doação do terreno para a UDESC pudesse ter sua própria sede.