Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

UFSC não vai retirar as 2,1 mil árvores exóticas do campus

Das 5.333 árvores catalogadas até o momento pelo inventário florístico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2.179 são de tipos exóticos e “teoricamente deveriam ser cortadas”. A informação consta em ofício do reitor Irineu Manoel de Souza em resposta ao pedido do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) para que seja aplicada no campus da Trindade a lei 17.694/2019, que proíbe a existência da espécie exótica espatódea em todo estado de Santa Catarina.

A espatódea, muito comum em lugares públicos na capital catarinense, também é conhecida como “árvore assassina” e está proibida por lei em Santa Catarina desde 2019, por liberar uma substância tóxica que mata abelhas, beija-flores e outros pequenos insetos inofensivos.

No ofício enviado ao deputado Padre Pedro a UFSC informa também que “de acordo com as restrições de pessoal, tempo e recursos financeiros, a substituição das espatódeas não está no horizonte temporal dos próximos dois anos e entrará futuramente no plano de substituição das exóticas do campus Trindade”.

“Seria bom levar em conta as milhares de abelhas, beija-flores e outros insetos inofensivos que morrerão nesses dois anos”, comentou Padre Pedro. A Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC informou ainda que “algumas” espatódeas já foram substituídas e que a Universidade entende “a importância da substituição de indivíduos arbóreos exóticos de maneira geral”.

Fotos: Adauri Antunes

Posts Relacionados

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer

Encontro em Brasília promovido pelas entidades hospitalares AHESC e FHESC discute desafios para a saúde em SC

Cota de aprendizes não pode ser flexibilizada por norma coletiva, decide TRT-SC

Cartórios facilitam a recuperação de receita pública em SC em convênios com o TJSC

Prefeitura de Brusque será reconhecida pela criação de plataforma de consulta sobre terrenos e construções no município

Mestrado Profissional gratuito com polo no IFC Blumenau está com inscrições abertas

Educação de Jovens e Adultos do SESI/SC completa 25 anos, com 100 mil atendidos

Terceiro Ciclo Mulheres nas Artes traz a Blumenau e região rodas de conversa com mulheres ativas no cenário cultural nesta semana

Fort Atacadista expande ‘Boteco Gelado’ e chega a 9 lojas de Santa Catarina

Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante?