O diploma digital é uma exigência do Ministério da Educação a todas as instituições de ensino superior
O Centro Universitário Avantis – UniAvan emitiu, nos últimos dias, os primeiros diplomas digitais. Ao todo, foram emitidos 94 diplomas para os novos profissionais formados pela instituição. O diploma digital de curso superior de graduação é um arquivo com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. A inovação é uma exigência do Ministério da Educação para todas as instituições de ensino superior e tem o objetivo de tornar o processo de conclusão de graduação mais seguro, moderno e ágil. O aluno, quando se formar, não receberá mais o diploma impresso, e sim em formato digital. Após a colação de grau, a instituição tem 60 dias para emitir o documento.
Na UniAvan, o processo foi implantado em parceria com o Unimestre, o sistema de gestão educacional já utilizado pela instituição. “Nós fomos a primeira instituição de ensino superior a emitir diplomas digitais pelo Unimestre, o que muito nos orgulha, pois tivemos a iniciativa de colocar o processo em prática de forma conjunta e, assim, nos tornamos modelo para as outras instituições que também utilizam o sistema”, comenta o reitor da UniAvan, Dr. André Gobbo.
O diploma digital tem a mesma validade do impresso. Para comprová-la, basta digitar o código de validação do diploma que é gerado com a emissão do documento, na ferramenta de verificação do www.uniavan.edu.br. Para acessá-la, basta clicar na opção “registro de diplomas” no rodapé da página principal. Há ainda a opção de verificar a autenticidade do diploma por meio da leitura do QR code inserido na parte de trás do documento. O MEC disponibiliza também a verificação por meio do arquivo .xml, que é o formato que os diplomas digitais estão sendo emitidos. Para isso, é só acessar o www.validadordiplomadigital.