Urupema, na Serra Catarina, fez jus ao título de cidade mais fria do Brasil e amanheceu, nesta segunda-feira (13), com temperatura de -8,5ºC, a mais baixa de Santa Catarina, neste ano.
De acordo com o meteorologista do grupo RBS, Leandro Puchalski, é a terceira vez que as temperaturas baixam muito fortemente ao amanhecer.
Abaixo algumas cidades que tiveram muito frio logo cedo:
Bom Jardim da Serra -7,2ºC
São Joaquim -5,7ºC
Caçador e Porto União -4,3ºC
Rio Negrinho, Itaiópolis e São Bento do Sul -4,1ºC
Monte Castelo e Lages -4ºC
Papanduva -3,9ºC
Fraiburgo -3,9ºC
Major Vieira -3,6ºC
Papanduva -3,4ºC
Santa Cecília -3ºC.
Ainda de acordo com Puchalski, esta segunda-feira será de sol e poucas nuvens em todas as cidades, com uma tarde um pouco melhor, ficando entre 14 a 16ºC, sendo que no Norte se aproxima dos 18 a 20ºC, e na Serra não passa muito dos 10 a 12ºC.
Já o ciclone se afasta da Costa Catarinense, mas deixa o mar ainda revolto, não se aconselhando a navegação. Só a partir desta terça-feira (14) é que ele ainda mais afastado não irá influenciar o mar na costa, ainda conforme o meteorologista.
Terça fria, mas com menor intensidade
Entre a noite desta segunda e o amanhecer de amanhã ainda há previsão de temperaturas baixas, mas não com a mesma fortíssima intensidade de hoje. Na Serra, as temperaturas negativas já ficam mais próximas do 0ºC e restrito as pontos altos. Boa parte do Estado começa com 4 a 7ºC. Aos poucos o ar polar vai perder força e a nebulosidade começa a aparecer como nessa terça-feira que ainda terá aberturas de sol.
Sequência da semana
Nos próximos dias o sol ainda aparece com manhãs bem menos frias em relação ao que vem fazendo devido o afastamento do ar polar. Lá pelo final da semana as nuvens irão trazer novamente o tempo instável com chance de chuva entre aberturas de sol, de sexta em diante,