Nova Erechim, no oeste catarinense é a Capital do Talian, um dialeto originado de imigrantes descendentes de italianos no Brasil, e muito usada especialmente pelos descendentes que colonizaram a região. Sempre valorizando a cultura, e procurando manter suas tradições na gastronomia e na forma de viver. Pensando nisso, nesta semana ocorre o lançamento da Rota do Turismo, a iniciativa foi organizada por meio da solução Desenvolvimento e Promoção do Turismo do Programa Cidade Empreendedora executado pela Prefeitura e o Sebrae/SC.
O município possui pouco mais de cinco mil habitantes, a proximidade com Chapecó e o acesso totalmente pavimentado facilitarão a conexão com os atrativos que em sua maioria estão na área rural, cercados de belas paisagens, sempre acompanhados de uma mesa farta e uma hospitalidade sem igual.
O prefeito Edilson Ferla destacou que a cidade possui um grande potencial turístico pelas belas paisagens e povo acolhedor. “São muitas atrações para o pessoal visitar, do café da manhã, belas paisagens, chalés e muito contato com a natureza. Venha para nossa cidade e conheça nossa rota turística”, convidou o prefeito.
Para o gerente regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, o foco foi estruturar pontos turísticos para gerar fluxo de visitantes. “Vamos valorizar a produção artesanal associada ao turismo rural, gerar oportunidade de emprego e renda através do turismo e proporcionar atrativos turísticos desenvolvendo também outros setores da economia”, ressaltou Trennepohl.
ROTAS
A cidade possui as seguintes rotas e todas atendem mediante agendamento: Mirante Sol Nascente, onde é possível contemplar diferentes cenários, incluindo o pôr do sol sob, a neblina, emoldurando as curvas do rio Chapecó. O local é repleto de natureza e oferece paisagens e relevos com um belíssimo visual. Sob reserva é possível adquirir um delicioso café da manhã e tábuas de frios. Telefone/Whatsapp para agendamento – (49) 93300-2978.
Sítio Brescovite: a produção artesanal é uma forte característica da Rota de Nova Erechim e os queijos temperados produzidos são realmente de dar água na boca. Para combinar tem um pão batido que só provando para entender o que estamos falando: é bom demais! No Sítio Brescovite você saboreia um delicioso café da manhã só com produtos caseiros, tudo feito com amor e o carinho da família. Telefone/Whatsapp- (49) 999909832.
Na Casa Soletti, além de produzir mel as abelhas são fundamentais para a sobrevivência de diversas espécies de animais e plantas, pois até a vida humana pode ser comprometida se as abelhas forem extintas? São curiosidades como essas e outras informações importantes sobre os diferentes tipos de abelhas e méis, indicações de usos e subprodutos que você vai conhecer na Casa Soletti, que há mais de 20 anos se dedica a conhecer o mundo das abelhas. Telefone/Whatsapp- (49) 920003339.
No Chalé dos Amigos, a poucos quilômetros da BR-282, é um espaço familiar, que oferece contato direto com a natureza, destinado a receber pessoas que querem um lugar para o descanso ou o lazer entre amigos e família, conta com lago para pesca, piscina e passeio de quadriciclo. Telefone/Whatzapp- (49) 98816-0391.
No Sítio dos Chás Carniel, você encontra mais de 70 espécies de plantas, devidamente identificadas e próprias para diversos usos, e pode aproveitar todo o conhecimento da dona Dirce que a 30 anos estuda folhas e raízes na elaboração de chás. A propriedade oferece visitação no horto medicinal, mudas e degustação de chá, produtos à base de chá seco e muita partilha de conhecimento. Telefone/Whatsapp- (49) 988672320.
Na Cabanha Basso a comida é feita com amor em um fogão campeiro, com um cardápio recheado de pratos típicos e receitas de família, como o famoso risoto de cordeiro. É o que você vai encontrar na Cabanha Basso. A propriedade fica na Linha Morro do Chapéu e a família dedica-se também à criação de ovelhas, cavalos e gado de leite. Telefone/Whatsapp- (49) 998162367.
Foto: Angelica Luersen