Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Vasilhame padronizado garante direito dos consumidores

Vasilhame padronizado garante direito dos consumidores

Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral batalha pela regulamentação do mercado em Santa Catarina

O envase de água mineral em Santa Catarina é uma das principais atividades de minérios do Estado. Com 21 indústrias de envase, a regulamentação da concorrência e a padronização dos vasilhames de 20 litros têm sido as mais importantes bandeiras da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral, a Acinam.

Com a campanha que destaca os direitos dos consumidores, a entidade começou a mudar o mercado de água mineral catarinense. Para tanto, a Acinam já disponibilizou mais de 200 mil vasilhames em todo o Estado, acreditando na conscientização dos consumidores. Para o presidente da Acinam, Tarciano Oliveira, “as pessoas estão tomando ciência aos poucos sobre os acontecimentos do ‘mercado de vasilhames’ retornáveis”, quando determinadas empresas utilizam de materiais exclusivos e condicionam a troca do galão por outro da mesma marca.

Julgando desleal a colocação de vasilhames exclusivos sem o conhecimento do consumidor, o real dono do garrafão, a associação reforça a campanha orientando a população a procurarem por galões com a marca Acinam, já utilizados por 14 indústrias catarinenses. Afinal, a exclusividade dos galões condicionam a compra do produto por outro envasado na mesma indústria.  “Só assim podemos garantir o direito de escolha, uma das principais conquistas do Código de Direito do Consumidor, já que as brechas na legislação são utilizadas de má fé por algumas empresas”, Tarciano.

De acordo com o presidente, “o consumidor acaba ficando refém de determinadas marcas quando existem galões exclusivos”, já que as outras indústrias não aceitam o vasilhame para reuso e acabam cobrando pela troca. “Essa medida deve inibir a ação antiética entre a concorrência”, conclui, alertando que enquanto não houver essa regulamentação, haverá prejuízos para o consumidor.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira