Já imaginou assistir a filmes projetados num grande telão graças a energia gerada por pedaladas? Foi a assim a primeira sessão do Cine Pedal, mostra de cinema itinerante que acontece graças às pedaladas do público. O festival está percorrendo cinco cidades brasileiras e no sábado passou por Florianópolis. Neste domingo (29) terá mais uma edição, a partir das 15h, na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.
O friozinho de outono de sábado foi um chamariz para o público, já que as pedaladas ajudam também a espantar o frio. A família Reis, que mora nos Ingleses, foi contribuir na geração de energia. Sophia de apenas oito anos chegou acompanhada dos pais Fabiano e Ivani e foi a primeira a pedalar. O pai diz que ela adora andar de bicicleta.
— Achei muito interessante porque mostra que podemos gerar energia através do esforço. E, ainda melhor, uma energia limpa e barata — disse.
O vendedor de cocada Airton Bernardino Chaves, morador de Palhoça, também aproveitou a sessão gratuita de cinema para trabalhar e pedalar.
Além da exibição de filme, durante a tarde ocorreram debates sobre mobilidade e inovação com Dionnes Chinelatto, técnico da equipe de ciclismo do Avaí Florianópolise que representou a Federação Catarinense de Ciclismo.
De preto, 80 pessoas participam de performance de dança na Ponta do Coral
— Muitas pessoas criticam a falta de ciclovia, mas a falta de infraestrutura não é o principal impedimento. Falta é a cultura de usar a bicicleta como meio de transporte, por isso que temos que trabalhar com as crianças a importância do respeito no trânsito, tanto para os motoristas quanto para os ciclistas — opinou.
Julio Fernandes, há 30 anos atleta profissional de ciclismo e Triathlon Ironmann, é fundador do Bike Anjo Floripa e membro da Biciletada Floripa. Ele reforçou a importância de se utilizar a bicicleta e que a geração de energia com as pedaladas já é há muito tempo utilizada por ele.
— O sistema dínamo, que utilizamos para gerar energia com as pedaladas, abastece os equipamentos que utilizo, como lanternas e celular. Se as pessoas passarem a utilizar mais esse tipo de energia reduziríamos muito a utilização de baterias — disse.
Programe-se para domingo
15h – abertura e cadastro de voluntários
15h30min – Oficina de vídeo para crianças
16h – Subida da tela e apresentação de DJ
17h – diálogos com o público: Meio ambiente e sustentabilidade x educação – A importância do papel da educação na conscientização e informação sobre o respeito ao meio ambiente e as práticas sustentáveis.
18h30 – exibição de O Menino e o Mundo – Com direção de Alê Abreu, o filme conta a história de um menino que deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas¿bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
Onde: Praça Bento Silvério na Lagoa da Conceição, em Florianópolis