Foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de Itajaí dessa quinta-feira, dia 1º, por unanimidade, o requerimento nº 143/2021 de autoria do vereador Marcelo Werner (PSC) que solicita a elaboração de uma lei que torna obrigatória a realização de exame ecocardiograma fetal na rede pública de saúde do Estado de Santa Catarina.
O requerimento tem o objetivo de garantir o direito de realização do exame a todas as gestantes da rede pública estadual durante o período pré-natal. O exame é muito importante, pois o Brasil não conta com hospitais especializados em tratamento de cardiopatia congênita em todas as regiões, além disso, a transferência de bebês por meio do sistema público é lenta e depende de vagas, que nem sempre estão disponíveis. Por isso é imprescindível a detecção precoce ainda na gestação, quando o bebê pode ser transferido “na barriga” da mãe, protegido e de maneira segura.
O Ecocardiograma Fetal vai observar o coraçãozinho do bebê que ainda não nasceu. É um ultrassom bem parecido com os outros já realizados pela gestante, mas, por ele, o médico especialista em cardiologia fetal vai observar especificamente as estruturas do coração e sua funcionalidade, verificando se estão de acordo com o esperado.
“Atualmente esse exame só é feito quando o médico pede. Esperamos que o estado possa se sensibilizar com essa situação para que logo seja criada uma lei que assegure que todas as mães possam fazer o exame, assim, vamos evitar que as crianças tenham complicações e poder planejar o parto, dando mais qualidade de vida a essas crianças”, destaca o vereador.
Link do requerimento na íntegra:
http://www.cvi.sc.gov.br/