Vereador quer novas tecnologias na segurança pública de Balneário Camboriú
Você já ouviu falar em Smart policing? A expressão significa “policiamento inteligente” e trata da utilização de aplicativos e novas tecnologias de celulares que acompanham o agente de segurança e gravam todas as ações. O vereador Pedro Francez protocolou uma indicação ao Secretário Municipal de Segurança Pública, Antônio Gabriel Castanheira, para que estude a viabilidade de implantar um projeto piloto com base no conceito de Smart Policing na Guarda Municipal de Balneário Camboriú.
O objetivo do projeto é dar segurança aos policiais, pois oferece resguardo para falsas acusações e protege as ações de patrulha, além de aumentar a transparência nas atividades dos agentes e promover o acompanhamento do uso excessivo da força. Porém, um dos principais fatores desse modelo seria melhorar a interação entre a polícia e a comunidade.
O Smart Policing vem sendo desenvolvido em cidades como Rio de Janeiro e Cidade do Cabo, na África do Sul, e se implantado em Balneário Camboriú irá contribuir para com outras iniciativas bem sucedidas de aproximar os agentes de segurança dos moradores, como a Rede de Vizinhos, destacou o vereador