Os integrantes da 15ª Legislatura do Programa Vereador Mirim da Câmara de Balneário Camboriú fizeram sua primeira reunião ordinária na tarde desta quinta-feira (16), de forma virtual.
O presidente mirim, Eliabe Luciano Bacca de Souza (do CEM Taquaras), conduziu a sessão a partir do plenário do Legislativo, acompanhado do supervisor da Câmara Mirim, Marcio Roberto Gonçalves. O 1º secretário mirim, Henrique Lueders Ewbank (da Escola Bilíngue Semear), secretariou a reunião a partir de uma sala do Legislativo, acompanhado do diretor da Câmara Mirim, Luis Fernando da Cunha, e os demais vereadores mirins participaram virtualmente, de suas casas.
Foram discutidas e aprovadas as 35 indicações que estavam na pauta, de autoria de todos os jovens parlamentares, pedindo melhorias nas escolas, ruas, praças e espaços públicos do município (leia a relação completa aqui).
Dentre as proposições, está a da vereadora mirim Isadora Raiska Belter (do CEM Tomaz Francisco Garcia), que propõe ao prefeito a criação de um aplicativo de marcação de consultas e exames para a saúde do município, que poderá “reduzir filas e horas perdidas de trabalho”, segundo a jovem.
Destaca-se também a preocupação dos estudantes com a limpeza dos cursos d’água de Balneário Camboriú – três indicações fizeram solicitações nesse sentido: a limpeza do Rio Peroba, localizado na 6ª Avenida, da vereadora mirim Ana Cristina dos Santos Landim (do CAIC Ayrton Senna da Silva); a limpeza do Rio Camboriú, da representante do Centro Educacional Áster, Gabriela Nunes Pinto; e a limpeza do Rio das Ostras, no bairro da Barra, do vereador mirim Paulo Victor do Nascimento (do CEM Dona Lili).
Os vereadores mirins se reúnem mensalmente com as mesmas regras das sessões adultas, e as proposições aprovadas nas reuniões entram na pauta do Legislativo e são encaminhadas ao Poder Executivo Municipal.
Os vereadores mirins da 15ª Legislatura foram eleitos em novembro de 2019 e empossados em sessão solene em fevereiro deste ano.