Nesta quarta-feira (29), a Vice-Prefeita Dalva Rhenius e a Secretária de Saúde de Itajaí, Rachel Marchetti, estiveram em Florianópolis para conversar pessoalmente com o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing.
O encontro tratou da questão do acerto da dívida do Governo do Estado com o Município, atualmente estimada em cerca de R$ 25 milhões, referente a repasses das redes ambulatorial e hospitalar.
Já reconhecida e deliberada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), um fórum deliberativo de assuntos de Saúde composto por secretários municipais e integrantes da Secretaria de Estado, a conta ainda segue em aberto, segundo o representante do Governo do Estado, pela falta de recursos para a quitação.
O Município também passa por um momento de contingenciamento orçamentário e financeiro na Administração Direta e Indireta. Por isso, a equipe técnica da Secretaria de Saúde está fazendo estudos e promovendo a readequação de alguns serviços.
A primeira delas, já implantada, diz respeito aos horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde que atuam no modelo Estratégia Saúde da Família (clique aqui e veja mais sobre o assunto).