Balneário Camboriú e Região tem muito mais a oferecer, além de suas belas praias. Esse é o grande emblema levado pelo projeto de divulgação turística Visite Balneário Camboriú (BC), neste ano em quatro países, sendo 14 cidades no Brasil e na América do Sul. Nesta semana, foi contabilizada o fechamento de 18 ações, que se somarão a outras quatro, previstas para Argentina e Uruguai, entre 31 de outubro e 9 de dezembro.
O projeto é desenvolvido e organizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes (Sindisol), os parceiros Beto Carrero, Unipraias e Secretaria de Turismo de Blumenau, além de outros 36 empreendimentos, entre hotéis, agências e operadoras de viagens e complexos turísticos.
Nas 18 ações direcionadas já desenvolvidas desde o mês de maio, foram realizados trabalhos em Lima, no Peru, Posadas, Corrientes, Córdoba e Buenos Aires, na Argentina, Assuncion e Cidade de Leste no Paraguai, Santiago do Chile, Montevideu no Uruguai, e ainda em Ribeirão Preto e Foz do Iguaçú no Brasil. O planejamento nessas cidades envolveram a participação em feiras, a promoção de encontros com agentes e operadores de viagens, workshops, eventos em embaixadas, organização de recepção à imprensa (presstrip) e a distribuição de material promocional.
Para a vice-presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, o projeto Visite Balneário Camboriú e Região tem sido um sucesso por todas as cidades em que passa. “Além da qualidade que está sendo colocada em todos os eventos realizados, fica evidente a união do trade turístico de Balneário Camboriú em torno do objetivo comum, que é ter Balneário Camboriú divulgada como destino turístico que está preparado para receber visitantes o ano inteiro. Ter conosco o Beto Carrero World e também Blumenau reforça ainda mais a divulgação de roteiros que trazem o turismo para cá em todas as estações do ano”, analisa.
Já para o participante, apoiador do projeto, empresário Edison Sanfelice, o Visite BC teve uma grande divulgação e parceria do trade. “Isso está marcando muito, todos os segmentos envolvidos e unidos. A união de todo o trade faz a força. Nós estamos mostrando toda a região e está sendo excelente. A cada ano temos que ampliar e melhorar mais esse projeto, pois é fundamental para desenvolver nosso destino”, analisa Sanfelice, citando que o trabalho de marketing do Visite BC está sendo favorecido pela recuperação econômica da Argentina e pela boa cotação das moedas Peso, argentino e chileno, e ainda pela valorização do guarani paraguaio.
Os resultados conquistados nestas 18 ações já realizadas são os mais positivos possíveis, na opinião do presidente do BC Convention, Francisco Barão. Somente na FIT- Feira Internacional do Turismo em Buenos Aires, ele diz que mais de 5.000 pessoas passaram pelo estande de Balneário Camboriú e Região. “O que me alegra também, é ver o trade cada vez mais unido, efetivando negócios a partir dos eventos que realizamos e servindo de exemplo a outros destinos no Brasil. A união entre a iniciativa privada e o poder público possibilitou uma divulgação forte e profissional das belezas, da hotelaria, gastronomia, do receptivo, comércio e dos atrativos de nossa região”. Para ele, tudo isso traz grandes expectativas para as ações que ainda estão por vir. Rosário, Paraná, Mar del Plata e Montevidéu, que são as próximas etapas, estão no alvo do grupo parceiro. “São importantes mercados para nosso destino, e chegaremos até lá com muito entusiasmo para encerrar o projeto com chave de ouro”, determina.
O secretário de Turismo, Hélio Dagnoni, está empenhado também no projeto, assim como em todo o calendário de divulgação da Secretaria de Turismo em 2016. “O Visite BC está nos trazendo ótimos resultados. Para se ter uma ideia, nossos estandes estão entre os mais requeridos e visitados e é isso que desejamos para nossa cidade e região: Trazer as pessoas que se interessam pelo nosso turismo, movimentam nossa rede hoteleira e nosso comércio, e comprovam que realmente Balneário Camboriú é muito mais que destino de verão. Isso estamos mostrando nas feiras, nos workshops, nos eventos temáticos que promovemos e temos recebido um ótimo feedback”, complementa Dagnoni.
Os parceiros do Visite BC são: Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, Turismo de Blumenau, Parque Beto Carrero World, Parque Unipraias, Agência Santa & Bella , Agência Viagens S/A , Barco Pirata, Camboriú Praia Hotel, Centromar Hotel, Cristo Luz, Hotel Bella Camboriú, Hotel Blumenau, Hotel Geranium, Hotel Gracher, Hotel Gumz, Hotel Hamburgo, Hotel HM Plaza, Hotel Itália, Hotel Ilha da Madeira, Hotel Marambaia, Hotel Palmas Executivo, Hotel Parnaso, Hotel Pires, Hotel Plaza Camboriú, Hotel Praiamar, Hotel Rieger, Hotel Rosenbrock, Hotel San Marino, Hotel Sibara, Hotel Slaviero Brut, Hotel Torre Sol, Hotel Tropikalya, Hotel Vieiras, Hotel Villa do Mar, Ibis Hotel, Marimar The Place, Restaurate Dom Alberto, Sanfelice Hotel , Vip Mar Agência e Praia Laranjeira Flat.