Volkswagen Taigun, crossover do up!, volta a ser considerado pela marca
Mostrado pela Volkswagen como um conceito no Salão de São Paulo de 2012, o Taigun nunca chegou à linha de produção pelo alto custo e a expectativa baixa de vendas. Porém, com a alta expressiva nas vendas dos crossovers compactos no mercado mundial, o modelo volta a ser considerado pela fabricante alemã. De acordo com fontes, o carro deve ser lançado como “T-Track”.
O novo Volkswagen T-Track deve seguir a mesma linha do conceito, que inclusive é baseado no up!. Ou seja, será o menor utilitário-esportivo da linha da empresa, com até 4 metros de comprimento – para receber os incentivos fiscais para carros de menor porte no mercado indiano – e com direito ainda a um visual com linhas mais retas e adereços plásticos em alguns pontos da carroceria.
Por se tratar do modelo de entrada da linha de crossovers da Volkswagen, o T-Track contará também com os motores 1.0 MPI aspirado de três cilindros nas versões de entrada e 1.0 TSI turbo também de três cilindros nos modelos mais caros, com transmissão manual ou automática e provavelmente somente tração nas rodas dianteiras.
Em nosso mercado, o novo T-Track seria uma boa opção da Volkswagen para competir com os carros pseudo-aventureiros do mercado, como um substituto do atual CrossFox e rival de Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X e Renault Sandero Stepway, além de disputar mercado com outros crossovers menores, como o JAC T40, que tem preço na faixa dos R$ 60 mil.
No entanto, o Volkswagen T-Track deve demorar para chegar ao mercado: a expectativa é que o carro comece a ser produzido em meados de 2020. Lá na Europa, o carro será oferecido a partir do mesmo ano, com preço na casa dos 15 mil euros.
Vale lembrar que, além do T-Track, a Volkswagen prepara o lançamento do T-Cross, um crossover compacto baseado no Polo, e o T-Roc, um modelo um pouco maior baseado no Golf.