Voluntários da Águas de Camboriú participam de reconstrução da cidade, após alagamentos

0

As fortes chuvas que assolaram Camboriú e região mobilizaram centenas de voluntários que trabalham em prol dos moradores atingidos pelos alagamentos. Entre eles, um grupo de colaboradores da Águas de Camboriú, que vem atuando em diversos pontos da cidade na entrega de mantimentos, limpeza de ruas, coleta de escombros e nos alojamentos.

Para auxiliar na força-tarefa, a Águas de Camboriú instalou bebedouros no ginásio de esportes Irineu Bornhausen, no Centro da cidade, local que vem servindo de abrigo para famílias atingidas. A empresa também fez a entrega de 200 colchões e 200 travesseiros para os moradores abrigados no ginásio, além da doação de mantimentos e materiais de limpeza.

Natural do interior do Ceará, Andressa Silva, de 24 anos, se mudou para Santa Catarina quando era criança junto com a família, em busca de uma vida melhor. Moradora do bairro Santa Regina, ela teve a casa invadida pela enchente e perdeu guarda-roupas, cama, sofá, armários. “A casa está imunda e estou em busca de produtos de limpeza e colchão”, relata a moradora.

De acordo com Reginalva Mureb, presidente da concessionária, nos momentos críticos como este que se percebe a solidariedade da população. “Como empresa camboriuense, nossa obrigação é auxiliar da melhor forma e apoiar nossos colaboradores, que atuam de forma voluntária pelo bem da comunidade”, comenta ela.

A concessionária também disponibilizou maquinário para que os voluntários ajudassem na limpeza das ruas, coletando móveis e destroços carregados pelas águas. Uma das equipes de voluntários atuou, também, com o auxílio de caminhões-pipa na limpeza da lama das vias.

Marco Antônio Campesatto, gerente de comunicação da empresa, conta que “além da entrega das doações também distribuímos materiais que fazem parte da Responsabilidade Social da empresa, como as cartilhas com atividades lúdicas para distrair as crianças. Ou seja, não é só o trabalho braçal, mas também de cuidado e atenção”, completa ele.

Ação comunitária

Para Adriane Ruscher, secretária de Assistência Social de Camboriú, este é um momento de união, em que “empresas ajudam, como a Águas de Camboriú, além de instituições, Defesa Civil e a comunidade. Muitos moradores doaram produtos de limpeza, roupas e alimentos”, completa. Ainda de acordo com ela, a prefeitura fez um cadastro das pessoas atingidas e iniciou a distribuição de donativos entre as famílias.

A prefeitura municipal instalou um comitê de crise e o prefeito Leonel Pavan destacou que a prioridade é a recuperação da cidade e a continuidade dos atendimentos à população. “Estamos concentrando esforços para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Além disso, estamos buscando apoio de municípios vizinhos. Já recebemos ligações de prefeitos de cidades catarinenses e gaúchas oferecendo ajuda”, afirmou Pavan.

Em relação às doações, foi definido que os itens serão recebidos no Salão Paroquial Cristo Rei, localizado na Rua Manoel Anastácio Pereira, nº 257, no centro de Camboriú, ao lado da Prefeitura. A cidade solicita doações de água potável, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, colchões, roupas de cama, fraldas descartáveis para crianças de todas as idades, roupas infantis, produtos de limpeza e ração para animais. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelos telefones: (47) 99967-5010, 98830-7914 ou 98825-5605.