O campeonato brasileiro profissional feminino está confirmado e acontece nos dias 24 e 25 de setembro, na praia de Itamambuca, litoral norte de Ubatuba. Organizado pelo atleta profissional Wiggloly Dantas, por sua mãe Eliane e por sua prima Natali Paola, a etapa vai consagrar a campeã brasileira de surfe de 2016.
Realizado em parceria com a Abrasp – Associação Brasileira de Surf Profissional -, o evento garante às atletas brasileiras a oportunidade de competir e, acima de tudo, disputar o título de campeã profissional de surfe 2016. São esperadas cerca de 50 atletas profissionais de diferentes estados do país, que vão dividir a premiação de 15 mil reais. O evento conta também com as categorias sub-12 e sub-18.
“As meninas evoluíram muito e estão arrebentando na água. Tanto em nível mundial como nacional. No Brasil, o que vejo é a falta de incentivo e isto tem atrapalhado e atrasado o surgimento e aparecimento de grandes talentos. Temos muito a mostrar e sei que nossas meninas precisam apenas de incentivo”, revela Wiggolly Dantas.
“Dentro da minha casa tenho uma irmã atleta que sofreu muito com o atual momento do surfe. Não posso ficar de braços cruzados sem ao menos tentar fazer algo por ela e por todas surfistas brasileiras”, acrescenta.
“Essa competição é de grande importância para a manutenção de um ranking brasileiro de surfe feminino profissional. E também sobre a definição de uma campeã nacional”, diz Pedro Falcão, diretor executivo da Abrasp.
O evento também contará com o Air Show, uma bateria irada em que os atletas demonstram todo seu talento nas manobras aéreas. No ano passado, a surfista Jacqueline Silva levou o título de campeã profissional e Larissa dos Santos conquistou o primeiro lugar na categoria sub 18.