sexta-feira, novembro 28, 2025
Home Blog

Águas de Penha reforça ações preparatórias para o verão e apresenta plano operacional no programa Afluentes

Concessionária detalha investimentos e medidas para garantir o abastecimento seguro durante a alta temporada

A Águas de Penha está intensificando as ações de preparação para o verão, período de maior consumo de água no município. A concessionária tem realizado manutenções preventivas em suas estruturas de captação, ampliado as redes de distribuição e aprimorado o monitoramento do sistema por meio de novas tecnologias de controle em tempo real.

As iniciativas têm como objetivo assegurar um abastecimento regular e de qualidade para moradores e visitantes durante a alta temporada. As ações e estratégias de preparo para o verão foram apresentadas à comunidade durante mais uma edição do programa Afluentes, que reuniu representantes da concessionária, lideranças locais e moradores. O encontro reforçou o compromisso da empresa com a transparência e o diálogo com a população.

Entre as medidas já executadas estão as manutenções preventivas nas lagoas de captação e a operação da captação do Rio Gravatá, com capacidade de até 18 litros por segundo. Somando todos os sistemas de captação, poços e a importação de água de Balneário Piçarras, Penha conta atualmente com capacidade próxima a 200 litros por segundo para tratamento e distribuição.

A concessionária também tem investido em eficiência operacional, com a implantação de sensores de pressão em pontos estratégicos da cidade. O sistema permite detectar variações no abastecimento e corrigi-las rapidamente, contribuindo para a redução das perdas, que hoje estão em torno de 22%, uma das menores taxas da região.

As obras de ampliação e melhoria da rede seguem em ritmo constante, com o uso de métodos não destrutivos (MND), tecnologia que possibilita a instalação de tubulações sem necessidade de abrir valas. A técnica reduz custos, evita impactos no tráfego e minimiza transtornos para a população.

Durante a reunião, Patsy Lange, moradora de Penha destacou que, nos últimos anos, não percebe mais problemas graves de falta de água, mas demonstrou preocupação com o aumento do consumo durante o verão, especialmente em períodos como Natal e Ano Novo. Ela ressaltou que o abastecimento funciona bem em condições normais, porém, o desafio surge quando a população da Penha triplica ou quadruplica devido ao crescimento de prédios e ao aumento de visitantes.

Durante o Afluetnes, foi mencionado ainda que a tendência é de aumento contínuo na demanda, e que, em relação aos novos empreendimentos, é realizada uma análise de viabilidade, na qual o responsável pelo projeto informa sua necessidade de consumo de água, além da capacidade e dimensão das cisternas, garantindo que as construções contem com infraestrutura adequada para o abastecimento.

Além disso, para o período de maior demanda, a Águas de Penha preparou um plano especial de verão, que prevê a contratação de caminhões-pipa para suporte emergencial e a instalação de geradores em pontos estratégicos. Essas ações garantem a continuidade do abastecimento mesmo em situações de alta carga ou eventuais quedas de energia elétrica.

 “Nosso foco é atuar de forma preventiva e com eficiência operacional, garantindo que a cidade esteja pronta para atender à população e aos turistas durante o verão”, destacou Nathan Barbosa Nunes, supervisor de Operação da Águas de Penha.

Apenas 5% das empresas estão prontas para a nova NR-01. Empreende Joinville debate o tema no dia 26 de novembro

Evento gratuito reunirá especialistas para explicar como as novas diretrizes de prevenção, saúde integral e gestão de riscos vão impactar empresas de todos os portes

Faltando menos de um ano para a implementação das novas regras, a NR-01, que entra em vigor em maio de 2026, ainda é uma realidade distante para a maioria das empresas brasileiras. Segundo o Panorama da Saúde Emocional do RH 2025, apenas 5% das organizações afirmam estar totalmente preparadas para cumprir as novas exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Entre as mudanças de maior impacto está a obrigatoriedade de incluir riscos psicossociais — como estresse, ansiedade e burnout — no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), ampliando a responsabilidade das organizações sobre saúde integral, bem-estar e prevenção contínua.

Nova NR-01 traz foco inédito à saúde mental no trabalho

A nova NR-01 estabelece que fatores como pressão excessiva, sobrecarga, falta de apoio, desequilíbrio entre vida pessoal e profissional e esgotamento emocional passem a ser monitorados, registrados e tratados com o mesmo nível de atenção que riscos físicos e ergonômicos. É a primeira vez que uma norma de segurança do trabalho brasileira inclui oficialmente os riscos psicossociais no PGR, exigindo ações preventivas e estruturadas.

Os dados reforçam a urgência da adaptação: 13% das empresas se consideram parcialmente prontas, 50% ainda estão ajustando seus processos e 32% sequer iniciaram a adequação — o que significa que 82% das organizações têm pendências em relação à nova norma.

Apesar disso, o clima é de otimismo: 65% dos profissionais de RH acreditam que a NR-01 impactará positivamente o bem-estar dos colaboradores, e 42% afirmam que a medida representa um avanço importante na validação das questões emocionais dentro das organizações.

Evento gratuito quer ampliar debate e apoiar empresas

Para apoiar empreendedores nessa transição, o Sebrae promove, no dia 26 de novembro, a primeira edição do Empreende Joinville, com apoio da CDL Joinville, Ajorpeme e Pedem Saúde. O evento será realizado na Expoville, de forma gratuita, reunindo palestras, talk shows, cases, feira de negócios e espaços de networking.
🔗 Inscrições: sebrae.sc/empreende-joinville

Atrações confirmadas

O encontro recebe nomes de destaque do mercado, como: Murilo Gaspar (empresário e palestrante), Dr. Marcos Mendanha (médico especialista em saúde e segurança do trabalho), Laine Valgas (jornalista e mentora em comunicação e propósito) e Marcelo Serrado (ator, com palestra sobre disciplina, carreira e reinvenção)

Programação organizada em trilhas

Manhã: mercado imobiliário e mentalidade empreendedora

10h – Palestra de Murilo Gaspar
11h – Talk show com empresas convidadas

Tarde: saúde mental, produtividade e as mudanças da NR-01

A tarde será dedicada aos temas que mais preocupam as empresas no momento: saúde, produtividade e gestão de riscos, com destaque para a nova NR-01, que reforça a prevenção como pilar central e exige processos mais robustos para ambientes de trabalho seguros.

14h – Dr. Marcos Mendanha: prevenção e longevidade dos negócios
15h – Marcelo Serrado: disciplina e reinvenção
16h – Talk show com empresas locais
17h – Laine Valgas: comunicação, propósito e autocuidado para lideranças

Encerramento: Sessão de Negócios

Às 18h30, o Sebrae promove uma Sessão de Negócios estruturada para gerar oportunidades comerciais e conexões estratégicas.

Balcão de Negócios

Empresas podem expor produtos e serviços no Balcão de Negócios.
Investimento: R$ 650,00, parcelável em até 10 vezes.

“Momento decisivo para quem empreende”, avalia gestor do Sebrae

Para o gestor de eventos do Sebrae, Celso Pirmann, o Empreende Joinville chega em um período crítico para o ambiente empresarial: “Os pequenos negócios representam 65% da força de trabalho da cidade e são fundamentais para o desenvolvimento econômico local. Mas vivemos um cenário de intensa transformação. Quem não buscar inovação e capacitação corre o risco de ficar para trás. O Empreende Joinville nasce para apoiar esse movimento, oferecendo conhecimento, conexões e novas oportunidades para quem empreende.”

Serviço
Empreende Joinville – evento gratuito
Onde: Expoville – Joinville/SC
Quando: 26 de novembro, das 9h às 19h
Inscrições: sebrae.sc/empreende-joinville

Foto: Divulgação

Feira da Mulher Empreendedora reunirá mais de 30 produtoras locais em Itapema

Evento aberto ocorre dia 22, na nova sede do Instituto Araxá, bairro Alto São Bento

 

A última edição da Feira da Mulher Empreendedora de Itapema de 2025 já tem data marcada e vai reunir os mais diversos segmentos de produtos e artesanatos, além de serviços e atrações gratuitas com 30 feirantes. Será dia 22 de novembro, das 10h às 17h, no novo endereço do Instituto Araxá, oficializando a mudança de sede em um evento aberto para a comunidade. O espaço fica na rua 810A, número 230.

 

A Feira da Mulher Empreendedora começou em 2023, após um grupo de usuárias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Itapema participarem de um projeto de capacitação do Instituto Araxá, idealizado por Silvana Cabalheiro e Aline Vicentini. Na época foram ministradas aulas de corte e costura para potencializar a geração de emprego e renda de mulheres da região.

 

Esta será a sétima edição e receberá mais de 30 empreendedoras de Itapema e região. Entre os produtos que estarão na feira estão itens feitos à mão com crochê, costura, artes visuais e madeira, velas artesanais, tapetes, produtos de beleza, plantas ornamentais, higiene e limpeza, brechós adulto e infantil, diversidade de doces e salgados, além de cortes de cabelo gratuitos, limpeza de pele e massagem gratuitos para visitantes, brinquedos e pintura facial para crianças.

O evento contará ainda com uma pastelada beneficente em prol da Associação das Pessoas com Deficiência para Inclusão (ADI), com tickets antecipados.

 

“Esperamos toda a comunidade para esse evento preparado por mulheres incríveis que se dedicam a criar peças únicas, empreendem e conquistam seus espaços. Será um dia de muita alegria e conexão também com as famílias do bairro Alto São Bento, pois será o primeiro evento oficial do Instituto Araxá no território, onde ainda vamos realizar muitos sonhos” compartilha Silvana Cabalheiro, coordenadora do projeto no Instituto Araxá.

 

“Vendo produtos de beleza e também empreendo com meu marido com produtos de limpeza. Fui uma das primeiras a integrar o grupo de mulheres empreendedoras do Instituto Araxá e posso dizer que o projeto mudou minha vida. Participei de todas as edições e sempre fui tratada com apoio e carinho. Mesmo começando apenas com loja online, foi ali que descobri minha força. O projeto é incrível, feito por mulheres para mulheres, nos motivando a acreditar no nosso potencial, com oportunidade de ter nossa própria renda. Espero que cresça e atinja mais pessoas, fazendo a diferença em nossas vidas.” compartilha Patricia Gonçalves, empreendedora.

 

O QUÊ: 7ª Feira da Mulher Empreendedora
DATA: 22/11 – 10h às 17h
LOCAL:  Rua 810A, número 230 – Alto São Bento

Informações Feira Instituto Araxá: (47) 99763-9025 com Silvana
Tickets pastelada ADI:  (47) 99621-2521 com Silvia Rafaela Costa Assessoria de imprensa (47) 99133-4340

Águas de Camboriú patrocina livro escrito por alunos da rede pública sobre a história da cidade

Obra foi produzida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com patrocínio da concessionária através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

 

Os patrimônios culturais e ambientais da cidade são o tema do livro Camboriú – A cidade da gente, que será lançado no dia 24 de novembro em Camboriú. Os autores são os alunos da rede pública de ensino do município. Foram 13 turmas de quatro escolas envolvidas no projeto: GEM Andrônico Pereira, EBM Clotilde Ramos Chaves, EBM Eliete Pereira Melo e EBM Lucinira Melo Rebelo. Para construir o livro, cada turma cuidou de um assunto e, em suas pesquisas, os estudantes visitaram os patrimônios e receberam pessoas para falar dos temas nas escolas.

 

O projeto A cidade da gente, produzido pela Editora Olhares e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – por meio do Ministério da Cultura, teve o patrocínio da Águas de Camboriú e do Instituto Aegea e contou com parceria da Secretaria Municipal de Educação. O livro envolve ainda a parceria com a escritora Sibélia Zanon e com os ilustradores Olavo Costa e Jordí para dar ao livro o acabamento de uma obra profissional.

 

Cada turma escolheu um tema dentre os patrimônios culturais e ambientais da cidade para investigar e escrever sobre, em diversos gêneros literários. A Festa do Divino Espírito Santo, o Instituto Federal Catarinense – IFC e o rio Camboriú foram alguns deles, bem como o Parque Linear, que foi tratado por uma turma da EBM Eliete Melo, que escreveu cordéis bem criativos, inspirados pela visita a este patrimônio ambiental de Camboriú.

 

Ir a campo também foi importante para o desenvolvimento dos textos sobre o Ginásio Irineu Bornhausen pelos estudantes da EBM Clotilde Ramos Chaves. Sob orientação da professora Samanta Maia, os alunos escreveram, de forma muito lúdica e imaginativa, cartas para o Ginásio, como é o caso de uma da aluna Emanuely Mello Pereira destinada à quadra de esportes: “Eu sou grata por ter você em nossa cidade. Você é um recurso valioso para a comunidade, pois é um lugar onde podemos nos divertir e nos manter saudáveis. Além disso, sua equipe é dedicada e sempre disposta a ajudar”.

 

Em seu texto de apresentação, a secretária de Educação, Carin Bernadete Krug, comenta o impacto do projeto para a rede municipal de ensino, que receberá a doação de 2600 exemplares para uso didático: “O livro é mais do que uma produção pedagógica, é um gesto de amor à cidade, um presente para a comunidade e um legado para as futuras gerações. Que esta obra fortaleça o sentimento de pertencimento, o orgulho por nossa terra e o compromisso com a valorização da educação e da memória de Camboriú”, diz.

 

Para a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, o projeto é um incentivo à educação e cultura dos estudantes, que são o futuro de Camboriú. “O livro faz um registro histórico e cultural do que estas crianças vivem hoje e será uma lembrança eterna de seus dias como estudantes, além de fomentar a leitura e a criatividade por meio do pensamento”, opina ela.

 

A distribuição para uso didático garante que o livro fará parte da educação de gerações de novos cidadãos de Camboriú, que poderão aprender sobre a cidade a partir do olhar de outras crianças e adolescentes locais, como eles. Uma versão digital do livro pode ser acessada também no site do projeto, www.acidadedagente.com.br.

 

Sobre o projeto

 

Com livros já publicados em mais de 40 cidades nas cinco regiões do país, a coleção A cidade da gente propõe uma parceria de escritores e ilustradores profissionais com professores e alunos das escolas públicas de cada cidade abordada para contar as histórias de seus patrimônios materiais, imateriais e ambientais. O projeto foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro para reconhecer ações destacadas de incentivo à leitura em todo o país. Idealizado pela Editora Olhares, o projeto A cidade da gente completou 10 anos de publicações em 2025.

 

Livros da coleção se tornam referências locais

 

Produzido em geral em pequenos e médios municípios, os livros da coleção tendem a se tornar importantes referências de conhecimento para as cidades participantes, com linguagem acessível mesmo para quem não tem hábito de leitura e com a vantagem de trazer o ponto de vista das crianças locais.

 

Para garantir que o livro se perpetue nas escolas da rede pública de cada cidade, são distribuídos gratuitamente entre elas 2.600 exemplares de sua tiragem e oferecida uma formação de professores para reunir ideias de uso em diferentes disciplinas, estimulando o uso pelas turmas ano a ano, em temas diversos, por muitas gerações.

Joinville recebe a primeira edição da Virada Criativa com programação em todas as regiões da cidade

Evento gratuito movimenta a cena cultural entre 22 de novembro e 14 de dezembro, com música, teatro, circo, dança e diversas atividades culturais.

Joinville vai respirar arte, cultura e criatividade com a realização da 1ª Virada Criativa de Joinville, que acontece entre os dias 22 de novembro e 14 de dezembro. O projeto traz uma programação totalmente gratuita e aberta ao público, transformando a cidade em um grande palco cultural, com atividades distribuídas em diferentes bairros e espaços públicos.

Durante quase um mês, o público poderá participar de shows musicais, apresentações teatrais, intervenções circenses, exposições e oficinas, em uma agenda que valoriza o trabalho de artistas locais e amplia o acesso à cultura em todas as regiões da cidade.

Entre as atrações já confirmadas estão apresentações de artistas joinvilenses como Banda Forrósteiros, Fio José & Alan Pereira, Mel Plens e banda, Mariá Mond & Marco Antônio, Osvaldo Junior & Victória, e o Duo The Cash. A programação inclui ainda números circenses com malabarismo, perna de pau e palhaçaria; apresentação teatral com os atores Joseane Tomaz e Adriano Fagundes; além de uma oficina de recorte e colagem conduzida pela artista visual Regina Marcis.

 

Shows Nacionais

O ponto alto da Virada Criativa acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, no Parque da Cidade, que será transformado em um grande espaço de celebração cultural. A programação desses dias contará com shows nacionais, incluindo apresentações da Banda Voraz e do grupo Os Travessos, prometendo uma festa vibrante para toda a família.

A programação completa, com datas, horários e locais de todas as atividades, será divulgada no Instagram oficial do evento: @viradacriativajoinville.

O projeto é uma realização da Renê Som e Luz e conta com o apoio dos incentivadores Supermercados Imperatriz, Condor, Tigre, Copapel, Grampel, Karsten e Siedschlag Embalagens, além do incentivo estadual do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina.

Foto: Divulgação

Piloto catarinense disputa final do campeonato Endurance, em Interlagos, com tricampeão da Stock Car, Ricardo Mauricio, nesta semana

Com 500 kmmais de 4 horas de prova e revezando o volante com o piloto Ricardo Maurício — tricampeão da Stock Car — o catarinense André Gaidzinski se prepara para disputar a final da corrida de longa duração da temporada 2025 da Porsche Cup Brasil – no mesmo palco lendário onde Ayrton Senna escreveu parte da história do automobilismo brasileiro.

Depois de participar da final da corrida de curta duração (Sprint) da Porsche Cup Brasil, em Interlagos, o piloto catarinense André Gaidzinski disputa mais uma decisão — desta vez, na prova de longa duração (Endurance), no sábado (22), no mesmo palco lendário onde Ayrton Senna escreveu parte da história do automobilismo brasileiro.

Com 500 quilômetros, mais de 4 horas de prova e revezamento de pilotos ao volante, a final da temporada 2025 será realizada no dia 22 de novembro, no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo.“É um grande desafio, pois precisamos administrar não apenas a velocidade, mas também a estratégia — com trocas de pilotos, pit-stops, desgaste de pneus e consumo de combustível”, destaca o catarinense, que disputará a prova em parceria com o piloto Ricardo Maurício.

“Será uma grande parceria, pois o Ricardo é um dos melhores pilotos do Brasil, venceu no sábado passado as duas corridas da Stock Car e chega bastante motivado para a final da Endurance. Também estou bastante otimista com mais esta final. Corremos juntos na Fórmula Ford, nos anos 1990, e agora vamos relembrar aquele período na final da Endurance”, completa Gaidzinski, que é patrocinado pela Savel Capital Partners na Endurance. 

Desde 2018, Gaidzinski compete na Porsche Cup Brasil, uma das principais categorias do automobilismo nacional. Ao longo desse período, já conquistou mais de 30 troféus, levando o nome de Santa Catarina aos pódios de todo o país.

Crédito: Rafael Gagliano

Gringo disponibiliza calculadora de IPVA 2026 para motoristas se programarem

Com o Super App, motoristas recebem suporte completo, lembretes e ferramentas digitais para facilitar o controle de suas finanças veiculares

São Paulo, 17 de novembro de 2025 – O Gringo, Super App que busca simplificar a vida dos motoristas brasileiros, disponibiliza sua calculadora de IPVA 2026, disponível no aplicativo e no site. A ferramenta permite que motoristas conheçam, de forma rápida e prática, o valor estimado do tributo do próximo ano, considerando a Tabela FIPE e a alíquota do estado em questão.

A calculadora também envia lembretes sobre o vencimento do IPVA e oferece flexibilidade de pagamento, com opções via cartão de crédito, Pix, boleto e parcelamento em até 12 vezes. Além disso, os usuários podem verificar débitos anteriores e realizar o licenciamento completo pelo Super App.

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), o estado conta com uma frota de aproximadamente 29,4 milhões de veículos, sendo que 18,3 milhões estão sujeitos ao pagamento do IPVA.

“Esse é o momento em que o motorista mais precisa de orientação. O Gringo é esse amigo digital que ajuda, lembra e simplifica todo o processo”, explica Manoela Badia, Diretora de Produtos do Gringo.

A calculadora do Super App Gringo está disponível gratuitamente no site e no aplicativo.

SOBRE O GRINGO

O Gringo foi fundado em 2019 com o propósito de simplificar a vida dos mais de 80 milhões de motoristas brasileiros e faz parte do Ecossistema Sem Parar desde janeiro de 2025. Por meio do Super App, que já conta com 20 milhões de clientes, os motoristas têm acesso a uma forma simples, segura e personalizada de monitorar e realizar serviços relacionados a seus documentos e veículos, além de contratar seguros e solicitar empréstimos. A startup atua em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rondônia.

O Gringo é o Super App mais baixado na categoria Auto, com nota 4,8 no Google Play e App Store; possui índice 9,8 e o selo RA1000 no Reclame AQUI; integra o programa Scale-Up Outlier da Endeavor e o Google for Startups. É o atual vencedor do Prêmio Reclame AQUI na categoria Serviços – Transporte para Condutores e a única empresa de tecnologia presente no Ranking RA.

Divulgação

Maria Lara é a Primeira Mulher a Fazer Drift na Serra do Rio do Rastro

O ronco dos motores ganhará um toque inédito de pioneirismo e juventude na 4ª edição do Friends International HillClimb Serra do Rio do Rastro. A piloto catarinense, natural de Balneário Camboriú, Maria Lara, de apenas 16 anos, se prepara para cravar seu nome na história do automobilismo ao se tornar a primeira mulher a subir a icônica Serra do Rio do Rastro fazendo drift. O evento, um dos maiores de subida de montanha da América Latina, acontece nos dias 21 a 23 de novembro.

Com uma trajetória que foge do comum, Maria Lara iniciou sua vida nos holofotes não nas pistas, mas nas passarelas. Começou como modelo aos dez meses de idade e, antes de acelerar, conquistou os títulos de Miss Balneário Camboriú e Miss Santa Catarina Fotogenia em 2019.

Da Passarela à Pista
A guinada para o universo da velocidade aconteceu após a jovem se encantar com o filme “Velozes e Furiosos”. Aos 14 anos, ganhou do pai, Everton, um simulador para iniciar os treinos. Desde então, não parou mais. Seu primeiro instrutor foi o piloto Márcio Kabeça, referência nacional na modalidade e conhecido por sua grande experiência nas pistas. Foi com ele que Maria deu os primeiros passos no drift real, ainda no fim de 2024.

“Já tive medo no começo, mas hoje já não tenho mais. Quero fazer drift por mais um tempo, gosto muito de estar na pista e sentir a adrenalina”, afirma a jovem piloto.

Apesar da pouca idade e da carreira recente, Maria Lara já acumula experiência em grandes eventos de drift, como Drift SC, Midnight (SP), Automec (SP), Ultimate Drift e Drift Land.

Desafio de Curvas Fechadas
O Friends International HillClimb, com suas curvas icônicas e paisagens de tirar o fôlego, é conhecido por ser um teste extremo de habilidade e coragem. O percurso de 11,6 km apresenta mais de 930 metros de altimetria acumulada e cerca de 200 curvas emocionantes.

Maria Lara está ciente do desafio singular que a Serra do Rio do Rastro representa. “Não conheço a Serra do Rio do Rastro, não faço nem ideia de como será, mas vai ser muito incrível, vai dar tudo certo”, projeta.

“A característica da Serra do Rio do Rastro é de uma pista travada, que exige pouca velocidade com muitas curvas fechadas, bem diferente do que estou acostumada.”

Ao volante de sua BMW E36, Maria Lara pretende deixar seu nome marcado na história do automobilismo catarinense. Para o evento, ela contará com o apoio da sua equipe — formada pelo pai, Everton, pela mãe Mayara, pelo mecânico preparador Fred Simoni e pelo professor André Sepka — além do patrocínio da QUALITPLACAS, de Timbó, e parceria da FS Motorsport.

Friends International HillClimb é considerado um dos maiores eventos de subida de montanha da América Latina, reunindo pilotos de diversas modalidades em um percurso de 11,6 quilômetros, com 930 metros de altimetria acumulada e mais de 200 curvas. Um verdadeiro espetáculo de adrenalina, superação e velocidade, agora com um toque feminino que promete emocionar o público.

Ficha Técnica – Maria Lara
Nome: Maria Lara
Idade: 16 anos
Naturalidade: Balneário Camboriú (SC)
Modalidade: Drift
Carro: BMW E36
Primeiro instrutor: Márcio Kabeça
Equipe: Everton (pai), Mayara (mãe), mecânico preparador Fred Simoni e professor André Sepka
Patrocínio: QUALITPLACAS (Timbó)
Parceria: FS Motorsport
Próximo desafio: 4ª edição do Friends International HillClimb Serra do Rio do Rastro – 21 a 23 de novembro de 2025

Fotos e vídeo divulgação equipe Maria Lara

Consciência Negra reforça a importância de uma construção diária pela igualdade racial

A Lei 14.759/23, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornou o dia 20 de novembro feriado nacional, destacando a importância da Consciência Negra no país.

Um levantamento do Datafolha aponta que creches e pré-escolas são os ambientes mais citados em que crianças já sofreram racismo, mencionados por 54% dos cuidadores. Para a psicopedagoga e escritora infantil Paula Furtado, isso mostra o quanto é preciso estar atento desde cedo e dialogar com as crianças e jovens com cuidado e transparência sobre o tema.

“O racismo não nasce com as crianças, ele é aprendido. Por isso, o ambiente escolar deve ser um espaço de acolhimento, representatividade e escuta. O olhar do educador é fundamental para intervir, orientar e transformar atitudes. Cada palavra, cada personagem, cada desenho que aparece na sala de aula pode reforçar estereótipos ou abrir caminhos de pertencimento”, afirma.

Compreender essa data vai além do combate ao racismo, envolve reconhecer a história, a cultura e o legado da população negra no Brasil. “É importante ensinar que o racismo acontece quando alguém é tratado com menos respeito por causa da cor da pele, e isso é errado. Todas as pessoas merecem ser valorizadas e respeitadas pelo que são”, enfatiza.

Dever coletivo

A educação para a igualdade tem início no ambiente familiar e se fortalece na escola. “Quando caminham juntas, a criança percebe coerência entre o que escuta e o que vê. Em sintonia, essa responsabilidade compartilhada transforma valores em atitudes cotidianas, no brincar, no falar e no olhar para o outro”, explica Paula.

Para que o combate ao racismo não seja pontual, mas faça parte do cotidiano escolar, Paula, que também é contadora de histórias, destaca o papel das experiências lúdicas no aprendizado dos pequenos. “Contos, livros, brincadeiras, cartazes, músicas e atividades que tragam personagens negros em diferentes papéis e profissões são excelentes portas de entrada. Quando contamos histórias com protagonistas diversos, principalmente os africanos, falamos sobre cabelos, tons de pele e tradições culturais, naturalizamos a diversidade”, ressalta.

Ela acrescenta que a arte, seja no desenho, na música, no teatro ou na leitura, cria espaços de reflexão e empatia. Além disso, promover rodas de conversa, projetos interdisciplinares e vivências com diferentes expressões culturais amplia o olhar da turma. “Ao utilizar livros com personagens que se sentem diferentes e conversar sobre sentimentos de exclusão e aceitação, a compreensão do preconceito começa a surgir pela via da emoção, e as crianças e adolescentes percebem como é importante tratar cada pessoa com cuidado e empatia”, analisa a psicopedagoga.

Abordar o racismo, não apenas neste dia, é importante porque as crianças e adolescentes passam a entender mais sobre a discriminação racial e suas consequências. Eles se mostram mais atentos a situações de injustiça, aprendem a valorizar as diferenças e a acolher o outro com respeito. “Para crianças negras, esse processo fortalece a autoestima, já que se sentem representadas e orgulhosas de sua história e beleza. Isso contribui para que elas se vejam como parte importante da sociedade”, reforça a especialista em educação.

Sobre Paula Furtado

Paula é pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia (Facon-SP), Educação Especial, Arte de Contar Histórias e Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Leitura e Escrita, também pela PUC-SP. A profissional já atuou como assessora pedagógica em escolas públicas e particulares.

Paula Furtado atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado, incluindo casos complexos envolvendo traumas e situações de vulnerabilidade emocional. Nesta área da educação, a pedagoga ministra cursos para formação de educadores nas instituições de ensino público e particular e realiza palestras para pais sobre a importância de contar histórias.

Autora de mais de 100 livros infantojuvenis e criadora de jogos pedagógicos inovadores, Paula também escreve para revistas especializadas em educação e infância. A especialista em educação exerceu a função de coordenadora e supervisora psicopedagógica em diversas publicações infantis (Contos de fadas, Lendas e Folclore) com Girassol Brasil e MSP Estúdios.

Foto: Divulgação

Circuito das Estações volta a Florianópolis no ano em que celebra 20 anos de existência

Maior circuito de corrida de rua do mundo volta em 2026 para a Ilha da Magia com as 4 etapas do evento em promoção para quem adquirir o combo completo

Devido à alta demanda local, o evento volta a ser realizado em Florianópolis em 2026, ano em que comemora duas décadas de criação. Com suas paisagens deslumbrantes e clima propício à prática esportiva ao ar livre, a Ilha da Magia consolidou-se como um dos destinos preferidos dos corredores brasileiros. A volta do Circuito das Estações reforça esse protagonismo da capital catarinense no calendário nacional de corridas de rua.  “Florianópolis não podia ficar de fora dessa grande festa. A cidade sempre recebeu o Circuito com muita energia e entusiasmo, e esse retorno marca não só a comemoração dos 20 anos do evento, mas também a conexão com um público apaixonado pela corrida e pelo estilo de vida saudável que a Ilha inspira”, destaca o Head de Comunicação da Norte Marketing Esportivo, Matheus Falconi.

Desde 2006, o evento transformou-se em referência no cenário esportivo brasileiro e da América Latina, reunindo milhões de corredores em 3 países: Brasil, Argentina e México, e passando por 21 cidades brasileiras, de São Paulo a Manaus, de Belém ao Rio de Janeiro, de Porto Alegre a Salvador. É uma trajetória marcada por histórias de superação, conquistas e transformação. Com sua proposta única de quatro etapas anuais: Verão, Outono, Inverno e Primavera, o Circuito se tornou mais que uma prova de corrida: é uma jornada completaCada estação simboliza um capítulo da experiência esportiva: Outono representa o recomeço; Inverno é o momento da resiliência; Primavera renovação; e, por fim, o Verão é a celebração. Quem completa as quatro etapas vive a experiência integral e conquista um dos maiores símbolos do evento: a mandala, formada pela união das quatro medalhas sazonais.

Para marcar a volta à Florianópolis e celebrar os 20 anos do evento, foram lançados dois combos especiais para os moradores da região. Quem já quiser garantir a participação nas quatro provas de 2026, o Combo Circuito das Estações está com desconto de 22%, de R$ 759,96 por R$ 591,94. O combo dá direito a um hoodie e uma mala tubo. As edições das etapas do Circuito das Estações estão previstas para os seguintes meses: Outono (março), Inverno (junho), Primavera (setembro) e Verão (novembro). Outra opção é o Combo Circuito das Estações + Night Run, que está com 42% de desconto, de R$ 949,95, por R$ 553,46. Os valores podem ser parcelados em 10 vezes.  Acesse  https://www.circuitodasestacoes.com.br/combo-florianopolis-2026/ ou https://www.runningpass.com.br/florianopolis-2026/ para mais informações.

Norte Marketing Esportivo, comercializadora do evento, é referência na criação e realização de experiências esportivas de grande porte. Com foco em promover o bem-estar e a saúde por meio do esporte, a empresa é responsável por alguns dos principais eventos de corrida de rua do Brasil.

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso EJA com técnico em Eletricista Industrial

Se você não concluiu o ensino médio em idade regular, tem oportunidade de cursá-lo ao mesmo tempo em que adquire qualificação profissional em Eletricista Industrial. O curso é ofertado no Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau, por meio da Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT). As inscrições vão até 13 de janeiro, de forma on-line. Todas as informações estão no Edital, confira aqui.

O curso EJA-EPT é destinado àqueles que têm certificado de conclusão do Ensino Fundamental, com idade mínima de 18 anos, e que ainda não concluíram o Ensino Médio. A seleção ocorrerá por meio de sorteio público eletrônico. Os candidatos receberão um número de sorteio pelo qual estarão aptos a concorrer às vagas, considerando o curso no qual estão inscritos. Os números de sorteio serão distribuídos após o término do período de inscrição e publicados no Portal de Ingresso do IFC. Para cada curso, os números serão distribuídos sequencialmente entre os candidatos, em ordem alfabética. Na data de realização do sorteio, os números serão sorteados aleatoriamente.

O curso é totalmente gratuito, e o aluno não paga taxa de inscrição, mensalidade e material didático. O curso é ofertado na modalidade EaD (Educação a Distância), com 30% de encontros presenciais semanais. As aulas são às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 22h, com duração de 1 ano e 6 meses. As aulas ocorrem no IFC Campus Blumenauque está localizado na Rua Bernardino José de Oliveira, 81, no bairro Badenfurt. 

O eletricista industrial faz montagem, diagnóstico e manutenção em instalações elétricas industriais de baixa tensão e circuitos elétricos de máquinas e equipamentos e diagramas elétricos de baixa tensão dos quadros de medição, distribuição, comando, sistema de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas. Confira o site do curso para mais informações.

Como se inscrever?

Acesse o  Portal do Candidato do IFC. Faça seu cadastro e selecione as opções apresentadas. Para fazer o login no Portal do Candidato, é obrigatório ter conta na plataforma do gov.br. Caso ainda não possua a conta, deverá assistir ao vídeo tutorial aqui, com instruções de como se cadastrar (não será permitida a inscrição do candidato com a utilização da conta gov.br pertencente a seus pais, responsáveis legais ou qualquer outra pessoa que não seja o candidato).

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail ingresso@ifc.edu.br