domingo, outubro 26, 2025
Home Blog

Mulheres formarão laço humano gigante na Praia Central de Balneário Camboriú neste domingo

Neste domingo (26), a Praia Central de Balneário Camboriú será palco da formação de um laço humano gigante em alusão à Campanha Outubro Rosa. A ação, marcada para as 9h, reunirá mulheres de todas as idades na primeira etapa da nova Orla, entre as ruas 4400 e 4600, na Barra Sul.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo e pelo grupo Atlântica BC, com o objetivo de unir conscientização e mobilização social contra o câncer de mama. A expectativa é reunir centenas de participantes com adereços cor-de-rosa, que também farão parte da gravação de um vídeo registrando o feito inédito no município.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://tinyurl.com/esknsej5. Além da formação do laço, o evento contará com uma palestra da reprogramadora mental e emocional Giga Almeida, que abordará o impacto das emoções nos processos de cura física e emocional.

“Teremos o apoio de várias secretarias e a ideia é tornar o ‘Atlântica Rosa’ uma marca anual de conscientização, aliando turismo, saúde e responsabilidade social, por isso convidamos as mulheres para participar desse primeiro ato, que será um importante momento de conscientização”, afirmou o diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos.

Serviço
Ação: Campanha Outubro Rosa – Laço humano gigante
Data: 26/10/2025 (domingo)
Horário: 9h
Local: Praia Central, Barra Sul (entre as ruas 4400 e 4600)

Prefeitura de Camboriú realiza ato simbólico de demolição em área prevista para o Mercado Público

A Prefeitura de Camboriú realizou, na manhã desta sexta-feira (24), um ato simbólico de demolição de antigas edificações localizadas nas proximidades da Ponte da Rua Gustavo Richard. Os imóveis estavam ocupados há mais de 60 anos.

A ação ocorreu após o processo de imissão de posse, decorrente de uma desapropriação amigável conduzida dentro dos trâmites legais. O prefeito Leonel Pavan acompanhou o ato e acionou a retroescavadeira que iniciou a retirada das estruturas.

“Este é um marco simbólico, mas histórico e concreto no processo de reurbanização e valorização dos espaços públicos de Camboriú. Estamos abrindo caminho para o futuro Mercado Público Municipal, um equipamento que vai representar desenvolvimento, integração e modernização para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com a Prefeitura, o projeto conceitual do futuro Mercado Público prevê uma área de cerca de 1.668 m², com parceria do Instituto Federal Catarinense (IFC), que doou parte do terreno. O espaço deve contar com salas comerciais, restaurantes, palco para eventos, deck com atracação náutica e estacionamento.

Até o momento, a administração municipal não divulgou informações sobre licitação, prazos ou previsão para o início das obras do Mercado Público.

Foto: Divulgação PMC

Primeira corrida dentro de um bairro planejado de Santa Catarina será em Camboriú

O cenário das corridas de rua no Litoral Norte ganha um novo endereço: o Colinas de Camboriú será palco da primeira prova oficial realizada dentro de um bairro planejado em Santa Catarina. A Colinas Run está marcada para o dia 8 de novembro de 2025, com percursos de 5 e 10 quilômetros, largada ao pôr do sol e expectativa de reunir cerca de 700 participantes.

Com o tema “Follow the Sunset”, a corrida propõe unir esporte, bem-estar e natureza em um percurso exclusivo, que percorre as praças e vias internas do bairro, todas pavimentadas com paver intertravado em L de alta performance. O trajeto passa por pontos como a Praça dos Amores, Praça da Vida e Praça dos Sonhos, com variação altimétrica de 10% em todo o percurso, proporcionando uma experiência diferenciada e visualmente marcante.

“Nosso objetivo é entregar uma corrida com padrão técnico e estrutura de alto nível, e também uma experiência sensorial marcante, onde cada atleta possa aproveitar o percurso, o visual e o clima do pôr do sol. A Colinas Run é o reflexo da essência do bairro: movimento, energia e bem-estar”, afirma Bruno Fregulia, coordenador de Marketing e Ecossistema do Colinas de Camboriú.

O evento começa às 14h, com largada às 17h e encerramento às 21h, reunindo atletas e público em um ambiente pensado para celebrar o esporte e a conexão com o lugar. O espaço contará com atrações musicais, ativações de marca e experiências exclusivas, envolvendo parceiros como Track&Field, Sicredi, Ocean Drop, Juistreet, Alfa Incorporadora e Banana Milk, além de Lifeaholics e On Sports, responsáveis pela produção técnica da prova.

As inscrições estão abertas até 7 de novembro, às 14h, pelo Sympla, mas a experiência começa antes mesmo da corrida: os participantes receberam um Kit Sunset Lover, com camiseta Thermodry® Track&Field, medalha finisher, número de peito, chip de cronometragem, manguito, buff e ecocopo personalizados, entre outros itens.

A retirada do kit ocorre nos dias 05, 06 e 07 de novembro, das 09h às 19h e no dia 08/11, das 09h às 12h, na Loja Track&Field Balneário (Rua 3250, nº 214, sala 01 – Centro). A escolha do tamanho da camiseta está sujeita à disponibilidade no momento da retirada do kit.

Já com relação às premiações, a corrida vai contar com cronometragem e pódio, dispostos da seguinte forma: modalidade geral: troféus para os 5 primeiros colocados masculino e feminino nos 5 km e 10 km, e por faixa etária, com troféus para os 3 primeiros colocados de cada categoria.

Sobre o Colinas de Camboriú

Reconhecido pelo Prêmio ADVB Empresa Cidadã 2025, o Colinas de Camboriú é o primeiro bairro planejado da região, localizado às margens da BR-101, no km 131. Com 400 mil m² de área verde, o empreendimento alia urbanismo e natureza, oferecendo infraestrutura completa e mais de 30 mil m² de áreas de lazer. Desde seu lançamento, em 2019, já registra valorização imobiliária superior a 400% e planeja a chegada de novos complexos residenciais, comerciais, de saúde e educação.

Foto: Divulgação

Instituto Araxá abre inscrições gratuitas para Oficina de Roteiro voltada a jovens de Itapema e região

Inscrições seguem até 12 de novembro e aulas acontecem nos dias 15 e 22, na sede do Instituto

O Instituto Araxá de Inovação Social está com inscrições abertas para a Oficina de Roteiro, atividade gratuita voltada a adolescentes e jovens entre 13 e 29 anos dos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. A formação integra o projeto Arte por Toda Parte: Juventude Também Quer Acesso à Cidade, realizado com recursos de emenda parlamentar por meio do Ministério da Cultura.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 24 de outubro e 12 de novembro, por meio de formulário online disponível neste link. São oferecidas 10 vagas.

A oficina será dividida em duas aulas, nos dias 15 e 22 de novembro, na sede do Instituto Araxá, localizada na Rua 430, nº 22, no bairro Morretes, em Itapema. O conteúdo abordará estrutura narrativa, criação de personagens, escrita de roteiro literário e técnico e construção de cenas. Ao final, os participantes recebem certificado válido como atividade complementar ou comprovação de curso livre.

Segundo o presidente do Instituto Araxá, Diego Cabalheiro, o objetivo é promover o acesso à formação cultural e despertar o interesse dos jovens pelo audiovisual. 

“Além de garantir a certificação e qualificar ainda mais jovens para o mundo do trabalho, queremos aproximar esse público do cinema e do audiovisual, em suas versões mais atuais, fortalecendo a produção cultural local”, destaca.

A Oficina de Roteiro é a primeira de três formações previstas no projeto, que ainda contará com aulas de gravação e edição de v ídeo, percorrendo as principais etapas de uma produção audiovisual. O Arte por Toda Parte: Juventude Também Quer Acesso à Cidade inclui também a produção de três filmes — um curta-metragem de ficção, um documentário em curta-metragem e outro em média-metragem —, além de um vodcast e um cineclube para exibição e debate das obras.

Serviço

O que: Oficina de Roteiro gratuita

Inscrições: 24 de outubro a 12 de novembro

Turmas: entre 13 e 29 anos

Aulas: sábados, à tarde

Informações: (47) 99924-6355 / sibely.comunicacao@institutoaraxa.org

➡️ Formulário de inscrições: https://forms.gle/x4iShd33dvjFRQij6

Conheça jogadora do Avaí que pode se tornar a primeira descoberta por IA a levantar um troféu

Marina Gil treinou com aplicativo alemão de inteligência artificial e pode erguer primeira taça como profissional na final do Catarinense Feminino

Neste sábado (25), às 15h, no estádio Salézio Kindermann, acontece a partida de volta da final do Catarinense Feminino 2025, disputada entre Avaí/Kindermann e Criciúma. No plantel das Leoas da Ilha está Marina Gil, atleta que passou pelo CUJU, aplicativo alemão de inteligência artificial, e pode se tornar a primeira jogadora de futebol revelada por IA a levantar um troféu na categoria profissional.
Natural de Florianópolis, Marina possui 16 anos e já marca presença na categoria principal do clube catarinense como uma grande promessa da equipe. Neste ano, a atleta foi campeã do “A Jornada”, competição do CUJU que elegeu os melhores atletas do torneio com o uso da IA.
Além do orgulho de ser a primeira jogadora relevada por IA na categoria profissional, Marina terá a oportunidade de participar de um período de treinos no Hertha Berlim, clube tradicional da Bundesliga. “Meu avô dizia que o cavalo passa arreado apenas uma vez e devemos aproveitar. Estou muito feliz, só tenho que agradecer à minha família”, afirmou a atacante.
O “A jornada” do CUJU começou com a triagem de mais de 80 mil usuários cadastrados. Após essa fase digital, 300 atletas foram convidados para as seletivas presenciais, dos quais 90 chegaram à grande final. O evento contou com a presença de milhares de pessoas e atraiu um time técnico presente formado por analistas, agentes, jornalistas e nomes consagrados do futebol, como os embaixadores do projeto Julio Cesar e Luiz Gustavo.
“A inteligência artificial democratiza as oportunidades. A frase-mãe desse aplicativo é ‘tornar o invisível, visível’. Isso é muito bacana. Imagina quantas crianças talentosas não são vistas, e o aplicativo ajuda a mostrar esse talento”, disse Julio Cesar.
Para Marina Gil se tornar a primeira jogadora revelada por IA a ser campeã na categoria profissional, o Avaí precisa de uma vitória simples diante do Criciúma. Na primeira partida da decisão, que foi realizada fora de casa, o placar ficou em 1 a 1. Em caso de novo empate, a final será decidida nos pênaltis.
Divulgação/Cuju

Trabalho infantil afeta 1,6 milhão de crianças e adolescentes no Brasil

No Paraná, taxa supera média nacional; no mês de comemoração do Dia das Crianças, é importante lembrar que o enfrentamento exige políticas públicas articuladas e combate à naturalização do problema

Mesmo com a proibição legal, o trabalho infantil faz parte da realidade de milhares de crianças e adolescentes no Brasil. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) de 2023 apontam que 1,6 milhão de meninas e meninos entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil – uma em cada 24 pessoas nessa faixa etária. No Paraná, o índice é ainda mais alto: 5,3%, totalizando mais de 109 mil crianças em atividade laboral, acima da média nacional de 4,9%.

Para enfrentar essa violação de direitos, o Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) lançou o informe temático Os direitos de crianças e adolescentes e a erradicação do trabalho infantil, por meio do projeto CADÊ Paraná. A publicação reúne dados atualizados, explica as causas do problema, detalha as piores formas de trabalho infantil e aponta caminhos para a construção de políticas públicas mais eficazes. “O trabalho infantil priva crianças e adolescentes do acesso à educação, ao lazer, ao convívio familiar e comunitário. É uma violação grave que afeta o presente e compromete o futuro dessas meninas e meninos”, afirma a analista do CMDI, Débora Reis.

Realidade persistente no Paraná e desafios para o futuro

O informe mostra que o Paraná concentra números preocupantes em diferentes tipos de violação. Em 2019, o estado ocupava a quarta posição entre os com mais casos de trabalho infantil doméstico no Brasil, com 5.796 crianças e adolescentes em situação de exploração — sendo 85% delas meninas entre 14 e 17 anos. Já na zona rural, o Censo Agropecuário de 2017 identificou quase 24 mil crianças com menos de 14 anos ocupadas em estabelecimentos agropecuários. Além disso, entre 2012 e 2022, o estado registrou mais de 2 mil acidentes de trabalho envolvendo adolescentes.

Em um período de 20 anos, 56 crianças e adolescentes foram resgatados de condições análogas à escravidão no Paraná. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, a região Sul concentra 22,5% dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais, sendo 704 apenas no Paraná. “O discurso de que ‘trabalhar cedo forma caráter’ ainda é muito comum. Ele mascara os impactos reais do trabalho infantil, que vão desde o abandono escolar até traumas físicos e emocionais”, complementa Débora.

O documento também chama atenção para as causas estruturais do problema: pobreza; demanda pelo trabalho de crianças e adolescentes; cultura do trabalho precoce; dificuldades financeiras na família; desejo de acessar bens de consumo e lazer; dificuldades no acesso à escola; má qualidade da educação formal; e baixa escolaridade dos pais.. Essas causas, somadas à ausência de políticas públicas eficazes, contribuem para consequências graves e duradouras, como o comprometimento do desenvolvimento físico e psicológico, a exposição a abusos e acidentes, a evasão escolar, a baixa qualificação profissional e a perpetuação do ciclo de pobreza.

Falta de estrutura e novo Plano Decenal em construção

Mesmo com dados alarmantes, o Paraná ainda enfrenta dificuldades na estruturação das políticas públicas voltadas ao tema. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), de 2021, apenas 40 municípios afirmaram ter um Plano Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Outros 252 não possuem Fórum Municipal para discutir a temática, e 231 não contam com grupos de trabalho intersetoriais.

Essas fragilidades impactaram o cumprimento das metas estabelecidas no último Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2014–2023). Das oito ações propostas para a erradicação do trabalho infantil, duas não foram executadas — incluindo a produção de materiais informativos e o levantamento atualizado dos dados estaduais.

Agora, com a construção do novo plano para os próximos dez anos, abre-se uma oportunidade estratégica de corrigir falhas, integrar esforços e fortalecer a rede de proteção à infância. “O enfrentamento ao trabalho infantil precisa ser constante, estruturado e coletivo. Não basta atuar nos efeitos — é necessário atacar as causas com informação, proteção social, educação de qualidade e fortalecimento das redes de apoio”, conclui Débora.

A publicação completa está disponível em: cadeparana.org.br

Créditos: Envato

Filme de Santa Catarina, “Virtuosas” ganha projeção nacional e chega à 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Com direção de Cíntia Domit Bittar e produzido pela Novelo Filmes, filme traz conquistas inéditas para o cinema catarinense

O filme catarinense “Virtuosas”, produzido pela Novelo Filmes e dirigido por Cíntia Domit Bittar, foi o primeiro de Santa Catarina a ser selecionado para a mostra competitiva de longas de ficção da Première Brasil do Festival do Rio, o maior festival de cinema da América Latina, recebendo críticas positivas da imprensa especializada. Essa é a segunda vez que a empresa produtora e a diretora criam um marco para o estado, sendo a primeira em 2011, com o primeiro curta catarinense, “Qual Queijo Você Quer?”, na principal mostra competitiva, levando o Troféu Redentor de Melhor Filme. Agora, “Virtuosas”, segue para uma das principais mostras cinematográficas do país em sua 49ª Mostra de Cinema Internacional em São Paulo.

O longa é um terror com humor ácido, que provoca o público ao transitar por diferentes gênero, promovendo uma narrativa de suspense . “Mergulhei em uma densa pesquisa sobre o assunto, em busca de verossimilhança e solidez para a criação das personagens, dos diálogos, da estética como um todo. E, a partir desse contexto, exploro as possibilidades do terror, trabalhando com o absurdo, a ironia e a tragédia”, explica a cineasta.

A produção foi inteiramente gravada em Florianópolis, com locações no Canto da Lagoa, na estrada do Rio Vermelho, na Rua Tenente Silveira e imagens aéreas da Av. Beira-Mar Norte e Ponte Hercílio Luz. 

 

Mulheres em busca de sua melhor versão

Virtuosas” se passa em um retiro VIP para mulheres que estão em busca de sua melhor versão, traz Bruna Linzmeyer, Maria Galant Juliana Lourenção no elenco principal. Linzmeyer dá vida à Virgínia, uma coach que tem como o foco o público feminino conservador e que prega sobre os valores da mulher virtuosa e seu papel na família e na sociedade. Um desconforto rapidamente se instala e, conforme o retiro avança, a tensão cresce na tela por meio do fascínio e inquietação do público diante das atitudes das personagens, surpreendendo-se com até onde podem chegar.

“Eu acho que a ideia de mulher virtuosa, muito conhecida no exterior como ‘Trad Wives’, as mulheres tradicionais, é uma leitura, uma interpretação que elas fazem do Provérbios 31, que condiz, na visão delas, com uma mulher subserviente ao marido, à família. E está tudo bem, mas o problema é quando esse lado é visto como a única possibilidade do ser mulher”, disse Bruna Linzmeyer durante a estreia do longa no Festival do Rio.

“O filme vai provocar um debate muito necessário, porque não interessa se você é uma mulher virtuosa, o que a produção faz questão de abordar é sobre a índole dessas personagens”, comentou Juliana Lorenção.

O elenco ainda conta com Sarah Motta, Brisa Marques, Nenê Borges, Fernando Bispo e participação especial de Gabriel Godoy.

“É interessante e desafiador ampliar o conceito do olhar feminista para o cinema a partir do terror, já que o lugar comum disso é a mulher que sobrevive, a mulher que é possuída, a mulher que dá a luz ao demônio, a que vence o mal e por aí vai. Acredito que uma forma de contribuir é criar mulheres ambíguas, por vezes sem qualquer escrúpulo, porque são demasiadamente e monstruosamente humanas. Isso também é fortalecer mulheres no cinema, pois trazer a complexidade e a contradição é trazer humanidade. E é também colocar as personagens mulheres em foco, já que é sobre elas e não sobre algum personagem homem que está ali”. Cíntia acrescenta que “É empolgante ver o gênero em alta mais uma vez”, comenta a diretora Cíntia Domit Bittar. 

Para as exibições na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, “Virtuosas” ganhou um cartaz inédito, assinado pelo artista paulistano Cristiano Siqueira. As sessões ocorrem nos dias 27, às 21h, no CineSesc, e 29 de outubro, às 18h, no Espaço Petrobrás de Cinema – Sala 3. Os ingressos estão à venda a partir do dia 23 de outubro no site oficial: https://mostra.org/filmes/virtuosas

“Acredito que ‘Virtuosas’ vai surpreender por apresentar um tema fresco, ainda pouco explorado na cinematografia nacional, mas muito presente e forte na vida de milhares de pessoas – que é o movimento de mulheres cristãs ultraconservadoras de classe média, muitas inclusive já imbricadas na política institucional do país. Este é um excelente momento para colocarmos o filme na rua e afirmar o gênero como uma das principais apostas da Novelo Filmes”, afirma a produtora e produtora executiva Ana Paula Mendes.

Além da estreia no Festival do Rio e as sessões na 49º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, “Virtuosas” foi premiado no programa “Goes to Cannes”, uma vitrine de filmes inéditos ou em pós-produção realizada pelo Marché du Film do Festival de Cannes deste ano, dentre 25 títulos de 5 países. O longa foi um dos cinco projetos brasileiros escolhidos por meio do edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), com curadoria do Festival do Rio. O projeto foi viabilizado com recursos do edital Prêmio Catarinense de Cinema, da Lei Paulo Gustavo e do FSA. A distribuição é da Olhar Filmes.

 

Ficha Técnica:
“Virtuosas” (Dir. Cíntia Domit Bittar / Ficção / 86’ / Brasil / 2025)
Roteiro: Cíntia Domit Bittar e Fernanda de Capua
Elenco: Bruna Linzmeyer, Juliana Lourenção, Maria Galant, Sarah Motta, Brisa Marques
Empresa Produtora: Novelo Filmes
Produção: Ana Paula Mendes, Cíntia Domit Bittar
Coprodução: Olhar Filmes
Produção Associada: Cajamanga
Direção de Fotografia: Gabriel Rinaldi
Montagem: Cíntia Domit Bittar
Direção de Arte: Dicezar Leandro
Figurino: César Martins
Som: Daniel Becker (Som direto), Tiago Bello (Desenho de Som e Mixagem)
Música: Pedro Santiago, Daniel Becker
Distribuição: Olhar Filmes e Filmes do Estação

 

Sobre a Novelo Filmes – Criada em 2010, a Novelo Filmes é uma produtora audiovisual liderada por mulheres e sediada em Florianópolis, Santa Catarina. Ao longo dos anos, pela constante circulação de distintas obras autorais em festivais de cinema no Brasil e no exterior, se consolidou como uma referência no sul do país e, em especial, no estado catarinense. A Novelo Filmes trouxe prêmios inéditos para Santa Catarina, como o de Melhor Curta no Festival do Rio (“Qual Queijo Você Quer?, 2011); Melhor Curta no Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (“Baile”, 2019); Prix CCAS du court-métrage – Prix des Électriciens Gaziers no Festival CINÉLATINO – Rencontres de Toulouse (“Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim” 2018), entre outros. Dois de seus curtas já foram finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Nonna e Baile, sendo que este ainda foi qualificado ao Oscar 2021. No primeiro semestre de 2025, a produtora exibiu a série documental “Quero ser Veg”, na TV Brasil e em agosto deste ano produziu o telefilme “Um Dia Extraordinário”, em coprodução com a Globo Filmes, que vai ao ar no início de 2026.
Seu primeiro longa-metragem de ficção, Virtuosas, estreou na Première Brasil do Festival do Rio 2025 e foi selecionado para a 49ª Mostra de SP. Para além de desenvolver e produzir filmes de ficção e documentário com sólida carreira em festivais e licenciados para canais de televisão como Canal Brasil, Canal Curta, NBC Itália, Arte 1, France TV, History Channel, entre outras, a Novelo Filmes também realiza ações formativas, a exemplo do selo “Novelo Encontros”, que já trouxe para Florianópolis diversas palestras e oficinas práticas de temas inerentes ao fazer audiovisual.

 

Sobre a diretora Cíntia Domit Bittar – Cíntia Domit Bittar cresceu em Caçador, interior de Santa Catarina, e formou-se em Cinema (UNISUL, 2004-2007). Em 2011, seu primeiro filme como diretora venceu como Melhor Curta no Festival do Rio. Desde então, a cineasta tem forte presença em festivais nacionais e internacionais, com curtas de ficção e documentário. BAILE, sua ficção mais recente, foi qualificada ao Oscar 2021, ao vencer como melhor curta no 60º FICCI. Criou e dirigiu a série doc Quero Ser Veg, exibida na TV Brasil em 2025; fez roteiro e direção no longa doc Gugie, em pós-produção. Em agosto de 2024 filmou seu primeiro longa-metragem de ficção, “Virtuosas”, selecionado para a Première Brasil 2025. Em março de 2025 filmou seu segundo longa-metragem de ficção, Casarão, inédito. E recentemente filmou o telefilme Um Dia Extraordinário, atualmente em pós-produção, numa coprodução com a Globo Filmes. Atuante na política audiovisual, é Membra do Conselho Superior do Cinema / MinC (2023-2025), vice-presidente do Santacine – Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina e integrante do + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro. Integrou a chapa fundadora da API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro, onde esteve na diretoria por três mandatos (2019 – 2024).

 

Sobre a Olhar Filmes – Nascida do desejo de buscar a pluralidade de experiências, visões de mundo e diversidade, a Olhar Filmes busca transpor fronteiras que limitam a ficcionalidade e a realidade, levando as produções a outros olhares, com o objetivo de sensibilizar e provocar reflexão, promovendo filmes que dialogam com a contemporaneidade, a multiplicidade de realidades e narrativas. Os filmes distribuídos pela Olhar já marcaram presença em vários festivais nacionais e internacionais, ganhando prêmios em muitos deles, como Festival de Cannes, Sundance Film Festival, San Sebastian, Festival de Berlim, Festival de Rotterdam, BFI London, Dok Leipzig, Frameline, Indie Lisboa, Festival de Gramado, Mostra São Paulo, Festival do Rio, dentre outros, somando mais de 700 participações e 150 prêmios. Contribuindo para o crescimento do cinema brasileiro, a Olhar Filmes já distribuiu filmes no BRasil e outras partes do mundo, e, recentemente, lançou sua própria plataforma de exibição, a OlharPlay, com catálogo vasto com muitos dos seus pais, além da disponibilidade nas plataformas populares de streaming, Globoplay, Telecine, Netflix, Mubi, Prime Video e Apple TV. Entre os títulos lançados pela Olhar, destacam-se os filmes “Meu Corpo é Político” de Alice Riff; “Nóis por Nóis”, de Aly Muritiba e Jandir Santin; “Os Primeiros Soldados” de Rodrigo de Oliveira; “Alice Júnior” de Gil Baroni;“Meu Nome é Daniel” e “Assexybilidade” de Daniel Gonçalves; “Vento Seco” de Daniel Nolasco; “A Mesma Parte de Um Homem” de Ana Johann; “UÝRA, A Retomada da Floresta” de Juliana Curi; “Rafiki” da diretora queniana Wanuri Kahiu; e “Praia Formosa” de Julia De Simone. Mais informações no site oficial: www.olharfilmes.com.br .

 

Sobre a Filmes do Estação – A distribuidora do Grupo Estação, a Filmes do Estação foi fundada em 1990 e  é responsável por inúmeros lançamentos de filmes independentes, brasileiros e internacionais de sucesso de público e crítica, com mais de 300 títulos lançados e relançamento de diversas coleções de clássicos.

Em 2024, três dos seus lançamentos fizeram parte das listas de melhores do ano: o documentário francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado; “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa; e “Malu”, de Pedro Freire, premiado por Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante (Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha) no Festival do Rio e com três prêmios no Grande Otelo 2025, oferecido pela Academia Brasileira de Cinema, sendo de Melhor Primeira Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Carneiro da Cunha.

No primeiro semestre de 2025, lançou 15 filmes internacionais, com destaque para o indiano “Sempre Garotas”, da diretora Suchi Talati, vencedor do Prêmio do Público de Melhor Filme e do Prêmio Especial do Júri de Melhor Atriz no Festival Sundance de 2024; e para o mais recente filme do renomado diretor Costa-Gavras, “Uma Bela Vida”, uma delicada e iluminadora reflexão sobre o fim da  vida,  que já ultrapassou 35.000 espectadores. Entre os clássicos, começou com “Em Busca do Ouro”, de Charlie Chaplin, e agora retoma seu projeto de coleções com a recém-lançada mostra Truffaut Por Completo, assim como o lançamento da coleção Agnès Varda ainda em 2025.

Para 2026, a Filmes do Estação prepara o lançamento de grandes títulos, como o “As Vitrines”, novo longa da diretora e roteirista Flavia Castro; “A Cronologia da Água”, primeira direção de Kristen Stewart, que estreou na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes; e o longa documental Palestino “Put Your Soul in Your Hand and Walk”, que estreou na Mostra ACID Cannes. A distribuidora possui diversas parcerias com projetos ainda em fase de desenvolvimento, de forma a pensar estratégias de lançamento dos filmes desde o seu início. Mais informações nos perfis do Instagram e TikTok: @filmesdoestacao.

 

Sugestões de palavras-chave: Cinema nacional, Virtuosas, Santa Catarina, Festival do Rio, terror feminista, Ficção, cinema, suspense, coach cristão, Bruna Linzmeyer, Olhar Filmes, crítica social, Florianópolis, Cíntia Domit Bittar, Novelo Filmes, Cajamanga, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, São Paulo, Cristiano Siqueira, Cris Vector, ilustrados, cartaz ilustrado, Santa Catarina

“Virtuosas” tem cartaz assinado pelo ilustrador Cristiano Siqueira (@crisvector) 

Porto Belo confirma evento esportivo que reforça cultura da corrida e o estilo de vida saudável em SC; saiba como apoiar

A corrida de rua se consolidou como um estilo de vida, atraindo cada vez mais pessoas que buscam qualidade de vida e conexão social. Em Porto Belo, a Phacz Run se destaca como reflexo dessa tendência crescente, com a segunda edição programada para 2026, visando expandir ainda mais o impacto do evento na comunidade.”

Outubro, 2025 – A corrida de rua, tradicionalmente vista como uma atividade esportiva, tem conquistado espaço como uma verdadeira prática de bem-estar. Segundo dados da pesquisa “Por Dentro do Corre”, da Olympikus, a modalidade já envolve 13 milhões de brasileiros, com um número crescente de adeptos que buscam qualidade de vida, conexão com o meio ambiente e com a comunidade. Em Porto Belo, no litoral catarinense, o movimento também é visível. A primeira edição da Phacz Run, realizada em 2025, reuniu cerca de 500 corredores, com destaque para a diversidade de participantes, especialmente aqueles que buscam a corrida para fins de bem-estar, superação e networking.

“A corrida de rua deixou de ser apenas uma prática esportiva e se tornou um estilo de vida. A modalidade une o desejo de alcançar metas pessoais com a busca por uma vida mais saudável e equilibrada”, afirma Ana Clara Zanon, sócia da Phacz Empreendimentos e corredora assídua. “A Phacz Run é uma oportunidade para todos se conectarem com o propósito de viver melhor”.

Percursos e integração para 2026

A edição de 2026 da Phacz Run será marcada pela inclusão e diversidade de percursos. Além das provas tradicionais de 5 km e 10 km, será incorporada uma caminhada de 3 km, pensada para iniciantes e famílias.

O evento manterá a Phacz Run Kids, que ocorre a partir das 8h30 e oferece distâncias adaptadas (de 100 a 800 metros) para crianças a partir de 4 anos, estimulando a prática esportiva desde cedo e a integração familiar.

“A Phacz Run é mais do que uma corrida. É um movimento que une esporte, bem-estar e integração social em um dos cenários mais bonitos do litoral catarinense”, acrescenta a diretora. “Na edição deste ano vimos famílias inteiras participando, crianças e adultos estreando no esporte e patrocinadores acreditando na força dessa iniciativa. Foi um marco para Porto Belo. A primeira corrida de rua do Balneário Perequê.”.

A abertura das inscrições será divulgada nos próximos meses, por meio do perfil oficial da prova no Instagram (@phaczrun).

Serviço: oportunidade de patrocínio

Empresas e instituições interessadas em associar suas marcas ao evento, que já demonstrou forte apelo regional e alinhamento com temas de saúde e longevidade, podem buscar as cotas de patrocínio que já estão disponíveis e os interessados devem contatar a organização pelo e-mail anaczanonn@gmail.com.

Sobre a PHACZ

Fundada em 2007, a PHACZ Empreendimentos é uma construtora familiar catarinense que alia inovação, solidez e compromisso com a sustentabilidade em cada projeto. O nome PHACZ representa as iniciais dos filhos do fundador: Paulo Henrique (PH), Ana Clara (AC) e o sobrenome Zanon (Z), família que carrega décadas de experiência no setor da construção civil. Com atuação marcada por responsabilidade ambiental, a empresa foi a primeira construtora a conquistar a pré-certificação LEED residencial em Santa Catarina, chancela internacional que reconhece construções sustentáveis. A PHACZ é também precursora da ACIP (Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo), com o objetivo de promover obras de grande relevância e impacto positivo, sem comprometer a identidade cultural local.

https://www.phacz.com.br/

Foto: Divulgação/Phacz Empreendimentos / Phacz Run 2025

“Novo centro urbano de Itajaí”, o bairro São Vicente, inaugura centro de compras e serviços com investimento de R$ 30 milhões

A abertura oficial do Passeio São Vicente será no dia 7/11 (sexta-feira) e no dia 8/11 (sábado)  está sendo preparada uma grande festa para a comunidade.  A ação marca a expansão do desenvolvimento do bairro e reflete o crescimento acelerado de Itajaí, que já é a cidade mais rica de SC e um dos maiores polos de valorização imobiliária do país.

Outubro, 2025 – O ritmo de crescimento econômico de Itajaí, a cidade com o maior Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e a 4ª com o metro quadrado mais caro do Brasil, está expandindo aos seus bairros. O próximo marco será a inauguração do Passeio São Vicente, o primeiro mall do bairro São Vicente, que inicia suas operações em 7 de novembro e está preparando uma grande festa para a comunidade no dia 8, sábado.

O empreendimento, que recebeu um investimento de R$ 30 milhões e possui 5,5 mil metros quadrados de área construída, é a prova da migração de capital para regiões nos arredores do centro e de regiões de alta valorização como o Bairro Fazenda, que teve um salto no metro quadrado de cerca de 100% nos últimos 6 anos. A alta densidade populacional e estrutura do bairro, em evolução constante, tem se tornado alvo para negócios rentáveis.

O bairro São Vicente, com mais de 85 mil moradores, tem sido apelidado de “novo centro urbano” de Itajaí. A expansão da infraestrutura do município têm atraído novos empreendimentos para São Vicente.

O Passeio São Vicente chega para suprir a demanda por um centro de serviços, de compras  e de lazer de alta qualidade, e funciona como uma alavanca de valorização para o comércio e os imóveis da região.

O empresário Jeferson Ferrão, diretor do Passeio São Vicente, reforça que a localização é o diferencial do projeto. “Desde o início, nosso propósito foi criar um espaço que fizesse parte da rotina das pessoas e que contribuísse para o desenvolvimento do bairro. Queremos que a comunidade sinta no Passeio como um ponto de encontro, com opções de qualidade, o que impacta diretamente na vida de quem mora e trabalha aqui”, destaca.

A inauguração do mall reforça o aquecimento da economia local. Mais de 200 vagas diretas deverão ser criadas pelo empreendimento, as quais fortalecem o setor de Serviços, que em Itajaí concentrou o maior número de contratações formais no estado nos últimos meses.

O centro de compras reunirá operações voltadas a serviços essenciais, gastronomia e conveniência. Entre as lojas confirmadas, estão:

  • Beleza, saúde e bem-estar: Laboratório Batschauer, Selfit (academia), Realize Cosméticos e IR Imagem Radiologia.
  • Serviços de conveniência, compras e utilidades: Farmapan, Lotérica PSV,  Aquamagic Lavanderia Self Service, Ponto Cell (manutenção de celulares), Ponto Blu (utilidades domésticas),  Maria Madalena Boutique, Doce Dádiva (infantil) e pet shop.
  • Gastronomia e lazer: Cia do Pastel, Naruto Sushi e Geek Mania Games.

A abertura será celebrada com atividades festivas abertas à comunidade.

Investidores e empreendedores que desejam aproveitar as oportunidades do Passeio São Vicente podem acessar o site oficial www.passeiosv.com.br ou entrar em contato pelo telefone (47) 99910-0174.

Sobre o Passeio São Vicente

O primeiro mall do bairro São Vicente, considerado o “novo centro urbano” de Itajaí, cidade com maior PIB de Santa Catarina, é idealizado pelo empresário Jeferson Ferrão, por meio da Donna Empreendimentos. O Passeio São Vicente terá, em sua primeira fase, 5,5 mil m² e está instalado na Rua Arquiteto Nilson Edson dos Santos, local com grande fluxo de pessoas na região.

https://www.passeiosv.com.br/

https://www.instagram.com/passeiosaovicente/

Trecho da Rua Uruguai passará por requalificação nesta sexta-feira

Motoristas devem ficar atentos à alteração viária

Nesta sexta-feira (24), a Rua Uruguai (trecho entre a Avenida Palestina e a Rua Vanatu) ganhará novo asfalto. Os trabalhos devem iniciar às 8h e se estender até as 18h.

Durante o período, o trânsito da via ficará interditado para o tráfego de veículos, sendo permitido apenas o acesso a moradores e comerciantes. Os agentes de trânsito farão o monitoramento do local. Em caso de chuva, a Secretaria de Obras adiará a requalificação.

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Obras já havia concluído a aplicação de novo asfalto no trecho da rua compreendido entre as avenidas do Estado e Martin Luther. Já na tarde desta quinta (23), o trecho entre a Avenida Palestina e a Rua Vanatu passou por fresagem (preparo necessário para a aplicação de asfalto). O processo faz parte do serviço de requalificação que vem sendo realizado nas vias da cidade.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Obras
(47) 3267-7031

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes
Foto: Marcos Brito
(47) 3267-7022

Dia do Servidor: Prefeitura transfere ponto facultativo para dia 31 e anuncia benefícios exclusivos a funcionários públicos municipais

O Dia do Servidor Público será na terça-feira, 28 de outubro, mas os serviços no Paço Municipal de Balneário Camboriú e secretarias funcionarão normalmente nesse dia. Em comemoração à data, a Prefeitura transferiu o ponto facultativo de 28 para 31 de outubro (sexta-feira), possibilitando que os servidores tenham um fim de semana prolongado como homenagem.

Também para celebrar a data, a Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio do Programa RH Parcerias, estabeleceu uma política de benefícios exclusivos para os servidores públicos municipais, que incluem passeio em atrativo turístico, desconto em curso de idioma, entre outros (saiba mais abaixo). O objetivo é demonstrar reconhecimento e valorizar os profissionais que se dedicam à construção de uma cidade pujante, moderna e acolhedora, onde os serviços públicos funcionam com qualidade e eficiência reconhecidas nacionalmente.

De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas, Ary Euclides de Souza Filho, são os servidores públicos que, diariamente, transformam políticas em ações e se empenham para oferecer serviços de qualidade aos munícipes e visitantes nas mais diversas áreas da administração pública, proporcionando o destaque de Balneário Camboriú no cenário mundial.

“A dedicação de nossos servidores é o alicerce de uma gestão pública de qualidade. Esses benefícios são uma pequena demonstração do nosso reconhecimento por todo o empenho e resiliência demonstrados no dia a dia. Que possamos celebrar juntos esta data tão significativa”, destaca Ary.

Benefícios Exclusivos para Servidores Públicos Municipais

Como parte das comemorações, a Secretaria de Gestão de Pessoas, com o apoio de empresas parceiras, oferece os seguintes benefícios exclusivos:

1. Passeio Gratuito na FG Big Wheel
Período: de 23 a 30 de outubro
Benefício: servidores terão direito a um passeio gratuito com um acompanhante na Roda Gigante de Balneário Camboriú
Como acessar: basta apresentar o último holerite no local.

2. Sorteio de uma Caixa de Som Xplode 4 da Pulse
Oferta: Planej Seguros
Como participar: os servidores devem se inscrever até o dia 27 de outubro por meio do link: https://acesse.one/0F4Od. O sorteio será realizado em data a ser divulgada.

3. Projeto Decolar – Rockfeller Idiomas BC
Benefício: programa voltado para preparar jovens entre 13 e 17 anos para o mercado de trabalho
Informações: servidores interessados em inscrever seus dependentes devem entrar em contato diretamente com a Rockfeller Idiomas BC para mais detalhes.

4. 40% de Desconto em Cursos de Idiomas
Oferta: Rockfeller Idiomas BC
Benefício: desconto de 40% no investimento para cursos de idiomas
Validade: esta condição especial é válida até 31 de outubro de 2025.

5. Novo Curso da EMAP BC: “Resiliência no Serviço Público”
Oferta: Escola Municipal de Administração Pública (EMAP BC)
Benefício: lançamento do curso na modalidade EaD (Ensino a Distância), voltado para o desenvolvimento profissional e emocional dos servidores. Este curso é válido para promoção horizontal, conforme a Lei nº 3428/2012.
Como se inscrever: As inscrições podem ser feitas diretamente no link: https://emap.bc.sc.gov.br/moodle/course/aboutcourse.php?id=325.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Gestão de Pessoas
(47) 3267-7003

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Silvana de Castro
Fotos: Marcos Brito/PMBC
(47) 3267-7022