O trabalho da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí, mais uma vez, foi reconhecido. A COMPDEC recebeu nesta quinta-feira (19) a Medalha ao Mérito Colombo Machado Salles, que homenageia militares, civis e instituições que se destacaram na aplicação de ações de proteção e defesa civil na comunidade. A medalha foi entregue ao Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira, durante cerimônia que contou com a presença do Governador Raimundo Colombo, no Seminário Internacional de Defesa Civil, em Florianópolis. Itajaí recebeu a honraria pela sua atuação ao minimizar os efeitos dos eventos adversos e pela política municipal de defesa civil adotada.
Além de Itajaí, também foram agraciados o diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Paulo Roberto Falcão; o Coronel PM da reserva remunerada, Valdir Weingartner, Ouvidor da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina; a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA, representada por Tominaga Kenichiro; e a Gerente de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Suzana Zecker.
A Medalha
Em homenagem ao criador da Defesa Civil Catarinense, o ex-governador Colombo Machado Salles, foi instituída a medalha “Mérito da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina”, através do Decreto n° 1.365, de 16 de maio de 2008, destinada a laurear militares estaduais e federais, civis e instituições que tenham se destacado por relevante participação nas atividades concernentes à Defesa Civil.
Seminário Internacional de Defesa Civil
O Seminário Internacional da Defesa Civil marca os 43 anos da instituição no Estado. O evento segue até o fim da tarde desta quinta-feira (19), na UDESC, em Florianópolis. O seminário faz parte da Semana Estadual da Defesa Civil que começou na última segunda-feira (16).
Um dos objetivos da Semana Estadual de Ações da Defesa Civil em 2016 é discutir assuntos que estão presentes no cotidiano das pessoas. A ideia é preparar órgãos públicos, cidadãos e formadores de opinião sobre a importância do serviço de proteção e defesa civil. A programação está voltada à prevenção para reduzir as ações de resposta, como forma de demonstrar um Estado cada vez mais eficiente.