Jornalista e colunista do Portal da Ilha sofre ataque homofóbico em Florianópolis

0

O jornalista e ator Fernando Schweitzer foi agredido com um soco pelas costas, por um homem dentro de uma casa noturna 1007 no centro de Florianópolis. O crime aconteceu na madrugada do feriado de Corpus Christ. Os seguranças do local, segundo o ator, expulsaram os dois do local e já do lado de fora o mesmo rapaz e amigos espancaram a vítima que caiu e foi agredido por diversos pisões e chutes.

A casa noturna é um lugar onde vários grupos se reúnem para curtir a noite de Floripa. A casa é freqüentada por homossexuais, héteros e simpatizantes e é considerado um ponto alternativo pelos freqüentadores. O ator foi socorrido pelos flanelinhas que atuam na região e por funcionárias da própria casa noturna. “Elas me carregaram para uma sala privada onde fizeram alguns curativos na tentativa de estancar o sangue” contou Fernando.

O jornalista registrou boletim de ocorrência na 1° Delegacia da Capital e depois foi encaminhado para o Hospital Celso Ramos, e também fez exame de corpo delito e entrou com uma ação no Ministério Público de Florianópolis.

Segundo Schweitzer, ele não viu quem o atingiu primeiro dentro da casa noturna e com isso decidiu ir embora. “Na saída, fiquei esperando em frente à casa noturna enquanto minha amiga buscava o carro no estacionamento. Foi quando alguém me chutou nas costas e caí. Vi que foi um homem desconhecido, mas em seguida um grupo me atacou. Fui espancado e chutado por cerca de dez minutos”, disse o ator.

Fernando registrou o boletim como ataque homofóbico. A polícia civil que esta cuidando do caso informou que as investigações já começaram, mas que ainda não tem suspeitos do ataque. A instituição não informou quantos casos semelhantes ocorreram neste ano e enquadrou a queixa como lesão corporal.

“Não vi quem me atingiu. Decidi ir embora. Na saída, fiquei esperando em frente à casa noturna enquanto minha amiga buscava o carro no estacionamento. Foi quando alguém me chutou nas costas e caí. Vi que foi um homem desconhecido, mas em seguida um grupo me atacou. Fui espancado e chutado por cerca de dez minutos”, disse o ator.

Uma das testemunhas da agressão a promoter Grace Andrade, disse que um dos agressores gritou: “Esfola a bichinha”. A casa noturna 1007 se manifestou informando que “luta contra os preconceitos e fará mudanças internas na tentativa de coibir violências”.

O jornalista e ator Fernando Schweitzer, teve que cancelar dois espetáculos da Peça Espectros, que seriam apresentados no último fim de semana em Joinville. O espetáculo só voltará aos palcos em setembro, quando haverá novamente espaço na agenda do teatro. “Além da dor e do trauma tenho que lidar com o prejuízo de ter o espetáculo adiado depois de tanto esforço para pagar o aluguel do teatro. Sem falar que fiquei sem meu celular e minha carteira, não sei se fui roubado ou se deixei cair.”, finaliza.

Com informações de Aline Torres/UOL