Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa

0
Scandinavian style living and dining room.

O design de interiores é um mundo vasto. São muitas as opções de móveis, cores, revestimentos e materiais que podem ser agregados à decoração das casas. Entre tantas opções, os ambientes com design contemporâneo e, ao mesmo tempo, rústico, minimalista e aconchegante, chamam a atenção.

 

Essa é a essência dos espaços escandinavos, que se tornou uma tendência e conquista arquitetos, designers e pessoas apaixonadas por decoração em todo o mundo. A Escandinávia, composta por Dinamarca, Noruega e Suécia, segue a tradição desses países nórdicos e apresenta uma cultura singular.

 

Região de clima frio e longas noites escuras, o estilo de vida e a estética local foram influenciados fortemente pela realidade ao redor, repleta de elementos naturais e elegância.

 

A cultura nórdica e o estilo escandinavo

 

Como a Escandinávia tem um inverno rigoroso, a população valoriza o tempo passado dentro de casa. Assim, as baixas temperaturas influenciam uma estética voltada para o conforto e aconchego.

 

Ao mesmo tempo, pela história secular desta região e grande relevância das monarquias, elementos clássicos, elegantes e imponentes também fazem parte do dia a dia nórdico. Dessa forma, é comum ver a combinação entre elementos rústicos, que valorizam a natureza e a simplicidade, e outros mais sofisticados.

 

Esse enfoque no lar como refúgio tornou-se uma referência global de estilo de vida e expressões visuais. Os ambientes internos refletem essa cultura, sendo marcados pela valorização da convivência e bem-estar, bem como da busca por espaços modernos e amplos.

 

Decoração escandinava na prática

 

Cores

 

Baseada nessa busca por mais amplitude dos espaços, a paleta de cores na decoração escandinava é dominada por tons claros e neutros — como branco, cinza e bege. Isso porque essas cores ajudam a refletir a luz natural nos espaços, compensando a falta de luz solar durante os meses de frio.

 

No entanto, a valorização do clássico também permite a aplicação de tons atemporais e sóbrios, como preto e marrom. A única questão é que eles devem ser regulados para não dominar o ambiente e roubar a luminosidade. Também é possível ter um ambiente mais colorido, desde que sejam utilizados tons suaves e pastéis, como nude e verde-claro, que ainda remetem à natureza.

 

Detalhes minimalistas

 

A decoração escandinava segue a filosofia do “menos é mais”. Isso significa que a decoração evita excessos e prioriza a funcionalidade e a simplicidade. Por isso, a maioria dos objetos que compõem os ambientes possui uma função que vai além de apenar decorar.

 

Esses objetos podem ser cabides ou prateleiras de madeira rústica, bancos ou mesas de centro. Também fazem parte da decoração as linhas e os espaços entre elementos, permitindo que a beleza dos móveis e dos materiais naturais se destaque.

 

Quadros e espelhos

 

As paredes escandinavas podem contar ainda com espelhos — que ampliam os espaços e refletem a luz natural — ou quadros que adicionam personalidade e charme aos ambientes. Molduras simples complementam a estética minimalista e formatos orgânicos dos objetos trazem um aspecto de naturalidade.

 

Iluminação e elementos naturais

 

A iluminação natural é fundamental na decoração escandinava, e ela pode ser adicionada com a utilização de luminárias e abajures. Janelas amplas e ausência de cantos escuros também contribuem para criar uma atmosfera luminosa e acolhedora.

 

A madeira também é um material presente na decoração, porque remete ao clássico e ao rústico ao mesmo tempo. Além de cadeiras e cômodas de diferentes tipos de madeira, é possível adicionar à casa um piso que imita madeira como alternativa aos pisos originais ou carpetes.

 

A decoração escandinava, além de ser um estilo estético, é uma filosofia de vida que valoriza o conforto, a simplicidade e a harmonia. Ao incorporar esses princípios em casa, é possível transformar a casa em um refúgio aconchegante e autêntico.

Créditos: imaginima/iStock