A boa fase vivida nos campeonatos estaduais é o ponto em comum entre Comercial-MS e Joinville, que começam nesta quarta-feira a jornada na Copa do Brasil 2016. Tanto o Colorado como o Coelho têm o mesmo retrospecto: estão há oito partidas sem perder em seus estados. A única diferença é que o Joinville está garantido na final do Catarinense, enquanto que o Comercial-MS depende de um empate em casa contra o Corumbaense, no próximo domingo, para avançar à final do Sul-Mato-Grossense.
O Joinville chega a Mato Grosso do Sul com a missão de eliminar o jogo de volta contra o Comercial para focar no estadual e garantir uns dias a mais de descanso. O técnico Hemerson Maria vai com o que tem de melhor à disposição e aposta na boa fase da equipe. Já o Comercial-MS, que tem enfrentado agenda cheia de jogos nas últimas semanas, está disposto ao sacrifício e quer forçar o jogo de volta. O treinador Paulo Rezende terá à disposição a experiência do atacante Aloísio Chulapa para manter vivas as chances de classificação.
A partida será disputada no estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, porque o estádio das Moreninhas, em Campo Grande, não possui iluminação adequada. A arbitragem é goiana e fica a cargo de Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (CBF-1), auxiliado por Leone Carvalho Rocha (CBF-1) e Adailton Fernando Menezes (CBF-1). O quarto árbitro é o sul-mato-grossense Thiago de Alencar Gonzaga (CBF-2). A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanha os lances em Tempo Real.
Comercial-MS e Joinville se enfrentaram uma única vez no Campeonato Brasileiro de 1979. Os catarinenses venceram por 1 a 0, no Ernesto Sobrinho, pela segunda fase da competição. Lico garantiu a vitória, marcando o gol da partida